República Tcheca

Dia 24 - Český Krumlov

sunny 22 °C

Ao acordar, chegaram dois novos hóspedes no meu quarto, eram dois ingleses.

Saí pra comprar meu café da manhã num pequeno mercado na rua do albergue. Comprei uns pães com recheio e uma caixa de suco de cereja (tipo esses Del Valle...MUITO BOM !!). Lá vendia também sucos de outras frutas diferentes que não temos no Brasil (como cassis e mirtilo). Acho que a cada novo país que se visita, é legal dar uma passada em algum mercado para ver as coisas diferentes que são vendidas. Tem sempre coisa boa, diferente e barata.

Um mapa do Centro Histórico da cidade. O albergue ficava na parte de baixo do mapa, depois da ponte.

A entrada do albergue:

A rua do albergue:

Atravessando a ponte próxima ao albergue.

As lindas ruas do Centro Histórico, todas de pedestres:

Namesti (Praça) Svomosti:

Atravessando uma das pontes sobre o rio Vltava:

O Castelo de Český Krumlov, que é a principal atração da cidade:

A linda vista da cidade no alto do castelo:

Jardins do Castelo:

Relógio Solar:

Pátio interno:

O restaurante onde eu almocei chamava-se U Dwau Mary, uma pequena taverna na beira do rio. As mesas compridas e de madeira ficavam do lado de fora, ao ar livre. O restaurante reproduz exatamente como eram as tavernas na Idade Média. Muito legal !!!

O cardápio felizmente tinha tradução para o inglês.

Pedi de entrada uma "Česnečka" (Sopa de alho) por 32 coroas tchecas (3,20 reais).

O prato principal foi "Kuřecí kousky na estragonu s bramborem" (Pedaços de frango com batata e salada) por 120 coroas tchecas (12 reais).

Para acompanhar, uma caneca de meio litro de cerveja tcheca Regent (30 coroas tchecas = 3 reais). Total da conta, já com a gorjeta: 20 reais. Um preço muito justo !!!

Depois de almoçar, fui caminhando até a "nádraží" (estação ferroviária), onde comprei minha passagem de trem pra Viena para o dia seguinte.

Caminho para a estação ferroviária:

A estação:

Passando por debaixo do castelo:

Restaurante na beira do rio:

Caminhando para o albergue, na beira do rio:

De noite, Český Krumlov fica ainda mais linda. O castelo iluminado refletindo nas águas do rio Vltava criava uma paisagem fantástica !

Voltei pro albergue, fiz um lanche, e tomei banho. Conheci dois espanhóis gente boa na cozinha, e saímos pra tomar uma cerveja. Só encontramos um bar aberto, num outro albergue. Estava meio vazio, não ficamos muito tempo por lá. Voltamos pro albergue e fui dormir 1h da manhã.

Publicado por alexpt 14:00 Arquivado em República Tcheca Comentários (1)

Dia 23 - Praga - Český Krumlov

overcast 24 °C

Acordamos às 12h, e fizemos o checkout na recepção. Deixamos nossa bagagem no albergue, e fomos comer no McDonald's.

Demos uma volta pelo bairro judeu (Josefov).

Voltamos pro albergue, e me despedi do Novello, que estava indo pro aeroporto pegar o vôo de volta pra casa. Continuei minha viagem sozinho.

Peguei o metrô até o outro lado da cidade, descendo na estação Andel, onde ficava o terminal rodoviário de onde partiu meu ônibus pra Český Krumlov. Parecia aquele terminal de ônibus da Praça XV, era só um monte de ponto de ônibus com uns bancos pra sentar, não tinha nenhuma infra-estrutura.

A viagem até Český Krumlov durou cerca de 3 horas. O ônibus parou antes em Český Budějovice, capital da região da Boêmia do Sul. Isso te faz lembrar cerveja ? Pois essa região é conhecida por produzir ótimas cervejas.

O curioso dessa viagem é que, além do motorista, o ônibus tinha uma espécie de "co-piloto", um cara que ficava falando um monte de coisas em tcheco pelo microfone. Eu obviamente não entendia nada, mas imagino que ele estivesse falando o nome das cidades, ou quanto tempo faltava pra chegar ao destino final.

Ao chegar a Český Krumlov, o ônibus parou num estacionamento. Não havia rodoviária.

Andei tipo meia hora com o mochilão nas costas, a mochilinha no peito, e ainda carregando uma terceira bolsa (onde estavam souvenirs, o terno e o sapato que usei no casamento na Alemanha).

O albergue (Hostel Postel) ficava na rua Rybárská, que vai beirando do rio Vltava (o mesmo que corta Praga).

A primeira impressão de Český Krumlov foi ótima. A cidade é LINDA. Tem apenas 15 mil habitantes. Para chegar ao albergue, passei pelo centro histórico, que está incrivelmente preservado, e virou patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Nesta parte da cidade as ruas são todas de pedestres, não passam carros. Ao caminhar por estas ruas, dava a impressão de estar em outra época. De fato, o centro histórico mudou muito pouco desde a Idade Média.

No albergue, fui atendido por uma recepcionista tcheca bem simpática e sorridente, mas que tinha um inglës bastante básico. Quase não dava pra entender o que ela falava. O albergue era bem pequeno, mas achei muito legal. Era uma casa adaptada. Tinha cozinha completa à disposição dos hóspedes, e alguns poucos quartos. O meu quarto tinha apenas 3 camas. Quando cheguei, conheci minhas vizinhas de cama: eram duas tchecas que acho que eram lésbicas.

Anoiteceu, e dei uma volta pelo centro histórico. De noite, Český Krumlov fica ainda mais linda. Tem um castelo que fica todo iluminado. Parece mesmo uma cidade medieval. O que mais gostei é que a cidade é muito mais tranquila e autêntica que Praga. Não vi multidões de turistas caminhando pelas ruas. Český Krumlov ainda não foi descoberta pelo turismo de massa.

Sentei num pequeno restaurante com mesas ao ar livre na calçada e jantei lá. A garçonete, além de linda, era uma simpatia. Comi um prato de massa e pedi uma taça de vinho. Gastei menos de 15 reais. Os preços lá são bem mais em conta que em Praga. O mais simpático do lugar é que as cadeiras todas tinham cobertoras para os clientes se protegerem do frio. Devia estar uns 16 graus, não precisei usar o cobertor, mas fora do verão eles com certeza tem bastante utilidade.

Não achei nenhum bar aberto. As ruas estavam todas meio vazias. Voltei pro albergue e as lésbicas do meu quarto tinham ido embora. Tinha chegado um australiano. Dormi cedo.

Publicado por alexpt 14:00 Arquivado em República Tcheca Comentários (0)

Dia 22 - Praga

overcast 30 °C

Acordamos às 12h com uma mega ressaca !!!

Foto da entrada do albergue:

Fomos comer no KFC:

Fomos caminhando para o Pražský Hrad (Castelo de Praga).

Fachada do Palácio Real de Verão:

Algumas torres do complexo:

Pátio interno:

Por dentro, o palácio não é nada demais !

Vista da cidade:

Vista para a montanha com a Torre de Praga no topo (uma mini-Torre Eiffel):

O Zlatá Ulicka, uma pequena travessa com casinhas onde os trabalhadores do castelo moravam no século 16.

Instrumentos de tortura medieval numa das torres do complexo:

Saímos do Pražský Hrad, caminhamos alguns quarteirões, pegamos um funicular para subir uma montanha, e lá subimos na Torre de Praga. É como se fosse uma mini-Torre Eiffel, mas não tem elevador, só escada.

A vista da cidade no topo da torre:

Voltamos pra Starometske Namesti (Praça da Cidad Antiga). Comemos um spaghetti num restaurante italiano. Fomos muito mal atendidos pelo garçom, que era carrancudo e grosso. Depois entramos numa loja de souvenir, onde comprei uma camiseta e uns imãs de geladeira. O vendedor era búlgaro e para a nossa surpresa, nos atendeu em português !!! Ele disse que aprendeu na loja mesmo, vendendo para brasileiros. Aliás, fiquei surpreso com a quantidade de brasileiros que vimos na cidade. Era muitos !!! Nessa loja mesmo, conhecemos duas meninas do Rio.

No caminho, encontramos as holandesas que haviamos conhecido no albergue, e tiramos uma foto com elas:

O Novello voltou pro albergue, e eu fui no terminal rodoviário de Florenc comprar minha passagem pra Český Krumlov, para onde eu ia no dia seguinte. Achar essa rodoviária foi bem complicado. Era mais ou menos perto do albergue. Fui caminhando e seguindo o mapa. No local indicado não havia nada. As pessoas na rua não falavam inglês. Só depois de meia hora perdido, consegui achar a entrada.

Voltei pro albergue. Foto no quarto:

Ficamos conversando com a canadense que estava no nosso quarto. Dei uma saida pra ver meus emails no micro do albergue. Quando voltei, depois de meia hora, o Novello estava pálido, quase sem ar. Ele falou que a canadense simplesmente trocou de roupa na frente dele, ficou de calcinha e sutiã ! E ela era maior gata !! Eu não acredito que perdi isso !!!

Fomos tomar banho no banheiro coletivo. O banheiro era unissex e tinha várias cabines pra banho. Já tava sem camisa quando entrou uma morena linda, e perguntou meio sem graça se o banheiro era pra mulher também. Era libanesa. Ela entrou numa das cabines e foi tomar banho também. Eu e o Novello começamos a cantar umas músicas brasileiras debaixo do chuveiro, e ela pediu pra gente cantar Garota de Ipanema em português. Ficou amarradona !!!

Partimos pra night na mesma boate do dia anterior (Karlovy Lázně). Tinha umas paulistas gatas no albergue, chamamos pra ir com a gente, mas elas não deram muita idéia pra gente. A boate tava bombando de novo. Night de sexta !!! Eram 5 andares, e cada andar tinha um tipo de música diferente. A boate era uma espécie de resumo do mundo. Tinha de tudo, inclusive brasileiros. Tinha um andar que tocava "world music". Lá tocou de "macarena" a lambada (tocou aquela musica do Kaoma que bombou no inicio dos anos 90). Encontramos com o paulista que havíamos conhecido no dia anterior na rua, ele estava com mais um brasileiro. Gravamos este vídeo:

De repente, começou a aparecer maior galera fantasiada na boate. Estava rolando uma festa a fantasia fechada no último andar. Chegou uma hora que os fantasiados desceram e começaram a se misturar com os "normais", maior comédia !!!

Ficamos por lá até 5 da manhã....a night bombou muito !!!

Publicado por alexpt 14:00 Arquivado em República Tcheca Comentários (0)

Dia 21 - Praga

sunny 32 °C

Acordamos tarde e tomamos café da manhã no albergue.

Esta era a vista da janela do nosso quarto:

O dia estava ensolarado. Perfeito para um passeio pela cidade.

O primeiro lugar que conhecemos em Praga foi a Starometské Námestí (Praça da Cidade Antiga). Essa praça é uma das mais bonitas que já vi !!! A beleza das construções antigas é impressionante. Foi declarada Patrimônio Cultural da UNESCO. É o coração da cidade, rodeada de igreja e casas antigas.

Video que gravamos na praça:

Carros antigos expostos na rua:

Vimos esta curiosa bicicleta passando pela praça:

Staroměstská radnice (Prefeitura Antiga), construída em 1388, com o seu famoso relógio astronômico. De hora em hora, uma multidão de turistas se aglomera em frente ao relógio para ver os 12 apóstolos que aparecem como se fossem o "cuco".

A famosa Karluv Most (Ponte Carlos), construída em 1357 sobre o Rio Vltava, com 30 diferentes estátuas de santos. É uma ponte exclusiva para pedestres. Reúnem-se na ponte vendedores de souvenirs, pintores e músicos. Fica lotada de turistas.

Vista do Pražský Hrad (Castelo de Praga):

Barcos-bares atracados no Rio Vltava:

O tcheco é um idioma muito sinistro. Parece muito com o russo (oralmente não saberia diferenciar um do outro), mas usa o alfabeto romano com uns circunflexos invertidos em várias consoantes. As palavras costumam ser uma sequência louca de consoantes, quase sem vogais, só para complicar ainda mais. A frase "strč prst skrz krk", por exemplo, é um trava-lingua popular em tcheco, e significa "meter o dedo na garganta". Só consegui memorizar algumas poucas expressões de sobrevivência, como "dobré ráno" (bom dia), "dobrý vecer" (boa noite), "dekuji" (obrigado), "pivo" (cerveja) e "mluvite anglicky ?" (você fala inglês ?). O que você imagina que essas placas querem dizer ?

A Karluv Most (Ponte Carlos):

O Pražský Hrad (Castelo de Praga) visto da ponte:

O rio passa por baixo desta construções:

Bar com espreguiçadeiras à beira do rio:

A Rua Nerudova, que vai subindo uma ladeira em direção ao Castelo:

Paramos num restaurante na Rua Nerudova para almoçar. Os preços eram justos, e a cerveja (Budweiser Budvar), era MUITO BOA !!! E o principal, foi a cerveja mais barata da viagem até então (caneca de meio litro = 6,50 reais) Comemos carne com uns pedaços de bolo, estava gostoso.

Subimos mais a Rua Nerudova até chegar ao Castelo:

Vista da cidade no alto da Rua Nerudova, na praça em frente ao Castelo:

Praça em frente ao Castelo:

Troca da guarda:

Umas meninas fazendo graça com o guarda:

O Pražský Hrad (Castelo de Praga) é um complexo com palácio, igrejas, torres, museus, pátios, jardins, ruas e casas históricas. Tudo, menos castelo !!! Foi fundado no século 9, e era originalmente residência dos príncipes e reis da Boêmia. Atualmente é a residência presidencial.

A Catedral de São Vito, dentro do Pražský Hrad:

Já eram quase 17h e não daria mais tempo de conhecer o Palácio Real e as outras atrações do complexo.

Começou a chover torrencialmente, e ficamos tipo 1h esperando a chuva passar sentados num banco na entrada do Palácio. Quando a chuva deu uma melhorada, saímos de lá. Conhecemos um paulista gente boa lá, e voltamos os três em direção a Karluv Most. Combinamos de tomar uma cerveja mais tarde, e falamos pra ele passar à noite no nosso albergue.

Voltamos pro albergue e tomamos um banho. A sala de estar estava bombando !!! Várias gatas. A Priscila (a carioca que tínhamos conhecido no dia anterior na recepção) já era amiga de todo mundo no albergue. Éramos vários brasileiros, e o português virou idioma comum nos corredores, como o inglês. Mudamos até a cultura local no albergue, instituindo como cumprimento oficial entre homem-mulher os dois beijos na bochecha, em vez do frio aperto de mão. As gringas gostaram da idéia. No nosso quarto chegou uma canadense linda, e duas austríacas, que toparam ir pra night com a gente. O paulista apareceu no albergue e partimos todos pra Karlovy Lázně, a maior boate de Praga, bem ao lado da Karluv Most.

Com as austríacas, indo pra night:

Entrada da boate Karlovy Lázně. O ingresso custou apenas 120 coroas tchecas (cerca de 12 reais).

A boate era GIGANTE !!! Tinha 5 andares recheados de gatas. O mais importante: a cerveja (caneca de meio litro) custava cerca de 5 reais, show de bola !!! Exatamente 5 vezes mais barato que nas nights que fomos na Noruega ! Ficamos lá até 5 da manhã, e voltamos muito loucos pro albergue.