Croácia

Dia 22 - Dubrovnik

sunny 25 °C

Acordamos às 11h com o sol bombando na janela ! Partiu pra praia !!!

Comemos uma massa num restaurante do lado da pousada.

A rua da pousada:

Demos uma passada na rodoviária pra comprar minha passagem pra Mostar amanhã de tarde. No caminho, passamos pelo porto, onde estava ancorado um cruzeiro:

Um iate enorme ancorado no porto:

A praia de Banje (pronuncia-se "banie"), ao lado da cidade antiga:

Pagamos 140 kunas (R$44) por 2 espriguiçadeiras e uma barraca, uma facada !!! No Rio isso sairia por R$12 ! A praia era de pedras (com um pouco de areia) e tinha uma "area VIP", pertencente ao EastWest Club (uma boate na beira da praia), onde ficamos. Os garçons do EastWest serviam as pessoas na praia. A cerveja long neck custava R$18 (R$6), cara demais ! Não havia vendedores ambulantes como nas praias do Brasil.

A água do mar era transparente ! Só achei ruim o fato de ser praia de pedra e não de areia.

A area VIP tinha também essas camas estranhas, com umas cortinas:

Fora da área VIP tinha a parte publica, onde ficavam os croatas, a grande maioria adolescentes. Na parte pública não havia cadeira nem barraca pra alugar.

Tomando uma cerveja Karlovačko (pronuncia-se "karlovatchko"):

Os terríveis biquinis "Vovó Mafalda" que as gringas usam aqui ! Que saudade de Ipanema ! hehehehe !

Comemos uma pizza na cidade antiga e pegamos um ônibus de volta pra pousada:

Demos uma descansada, comemos outro kebab (juro que é o último da viagem !!) e fomos andando pra Cidade Antiga.

Chegaram vários cruzeiros hoje na cidade, e as ruas ficaram cheias de turistas.

Entramos na EastWest, na praia de Banje, onde fomos de tarde. Como entramos antes de meia-noite, não pagamos nada. Cerveja Karlovačko por 18 kunas (R$6). O lugar estava bem cheio, mas só tinha americanos. Todo mundo com roupa social, como se estivesse numa festa de casamento. Tinha gente até de smoking ! Achamos bem estranho aquilo. Não tinha aparentemente ninguém local, só gringo. Será que era mesmo uma festa de casamento que entramos de penetra sem querer ? hehehe. Não estava valendo muito a pena ficar por lá. Todo mundo parecia se conhecer.

Partimos então pra Fuego, onde fomos ontem, pois vimos um bonde de umas 10 croatas entrando de uma vez lá. 40 kunas de entrada (R$12) e cerveja long neck por 22 kunas (R$6,80). Estava bem melhor que ontem. Apesar da maioria masculina na pista, tinha várias gatas, a maioria croata. Só o cheiro de cigarro que estava insuportável. Ficamos por lá até 3:30h da manhã.

Tentamos pegar um taxi pra voltar pra pousada, mas os taxistas estavam cheios de marra, e não quiseram levar a gente porque estávamos com cerveja. Fala sério ! Voltamos andando mesmo (meia hora de caminhada).

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (1)

Dia 21 - Dubrovnik

sunny 26 °C

Bom demais não ter hora pra acordar quinta-feira ! Olhei pro relógio, tava marcando 11:30. Virei pro lado e dei mais uma dormida de 10 minutos :)

Abri a janela, e tava um sol mavilhoso. O céu estava de um azul impressionante. Calor bem agradável de 26 graus. Partiu pra rua !

Foto do quarto:

Vista da janela:

A pousada:

A rua onde fica a pousada, perto do porto da cidade:

Achamos um restaurante na própria rua da pousada, onde comemos uma massa.

Fomos caminhando até a Stari Grad (cidade antiga).

No caminho, passamos por uma rua com que tinha um mirante com uma vista irada para o mar, no alto de um penhasco !

Nas ruas por onde passamos, tudo muito limpo e bem cuidado:

As muralhas da cidade antiga, que fica na beira do mar:

O portão de entrada:

Mapa da cidade antiga:

Pontos de destruição no bombardeio das forças sérvias em 1991:

Uma fonte:

Bandeira croata:

O mais interessante das muralhas é você pode andar sobre elas, dando uma volta completa na cidade antiga !!

Fotos em cima das muralhas:

Dentro da cidade antiga ainda mora muita gente:

Ruinas:

Mais outras fotos em cima das muralhas:

Dubrovnik tem um bondinho que liga a cidade antiga ao alto de uma montanha onde há uma cruz que fica iluminada a noite. Não sei por que isso me pareceu tão familiar....hehehe

A vista lá de cima é algo indescritível ! E com o dia ensolarado, de céu azul profundo, foi melhor ainda ! Agora sim eu entendo bem o que um turista sente quando visita o Rio pela primeira vez e sobe o bondinho do Pão de Açúcar ou o trem do Corcovado ! :)

Descemos de volta para a cidade antiga, onde compramos uns souvenirs. A cidade antiga tem inúmeros becos, com muitas lojas bares e restaurantes:

A rua de pedestres principal da cidade antiga:

Uma parede com marcas de bala. Cicatrizes ainda existentes da guerra de 1991:

Tomando uma cerveja Ožujsko:

Comemos uma pizza, voltamos pra pousada e demos uma descansada.

Mais uma da série "placas esquisitas". Essa é "permitido plantar bananeira aqui, mas utilize apenas o braço esquerdo". hahahahhaha !!!

Algo que me chamou a atenção é que TODOS os estabelecimentos dão nota fiscal informando quanto você está pagando de imposto. Sorveterias, lojas de souvenirs, restaurantes, bares e boates, todos entregam a conta informando o valor do imposto pago. Em nenhum momento precisei informar que queria a nota fiscal, mas sempre recebi, até quando comprei uma simples garrafa d'água numa sorveteria e uns souvenirs baratos numa loja. Nos bares e restaurantes daqui, ninguém recebe aquelas contas feitas à mão, sem registro oficial nenhum, feitas só pra sonegar o imposto. Igualzinho ao Brasil....ehehehe

Outra coisa boa daqui da Croácia é que não são cobrados 10% na conta, e ninguém dá gorjeta ! Nos EUA isso é um saco, tem que dar gorjeta nos bares e até pros taxistas !

De noite, comemos um kebab (outro !! haahha) perto da pousada e partimos pra night na Fuego Club, perto da cidade antiga. Entrada 40 kunas (R$12) e cerveja long neck por 22 kunas (R$6,80). Acho que a galera aqui não se importa em beber cerveja quente. Pedi uma Ožujsko e veio bem gelada, mas quando pedi outra (Staropramen), estava totalmente quente !! O DJ era muito bom e o lugar era legal, mas tinha uns 80% de homem, e como era permitido fumar dentro (assim como era na Rússia), o cheiro de cigarro era insuportável (acho que todo mundo fumava, menos a gente !!). Enfim, lugar errado ! A night não bombou, foi bem mais ou menos ! Voltamos às 3h da manhã pra pousada.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (3)

Dia 20 - Hvar - Dubrovnik

sunny 27 °C

Acordamos às 10h. Mais um dia de sol maravilhoso em Hvar ! Fiquei bem arrependido de passar só duas noites no paraíso ! Queria ficar pelo menos uma semana ! Ficou um gosto de quero mais....

O funcionário do hotel nos levou de carro de volta pro porto, onde compramos a passagem do catamarã de volta para Split. Custou 47 kunas (R$14,50).

Comemos um čevapi, que é um kebab ao estilo croata, com pedaços de carne de carneiro no formato de kibe. Paguei 30 kunas (R$9) , meio caro, mas o sanduba era gigante, valeu como uma refeição !

Suco de laranja vermelha (grapefruit ??)

Uma coisa muito boa aqui da Croácia é que TODO MUNDO fala inglês, desde o vendedor de kebab até o motorista de ônibus !

Mais uma da série "placas esquisitas". Essa é "Cuidado com o maníaco da mão preta" ehehheh

Última foto em Hvar, do lado do catamarã, com a camisa que comprei da seleção da Croácia !!

A travessia de catamarã até Split durou 1h.

Nosso ônibus para Dubrovnik:

O ônibus saiu às 16h e a viagem de 215 Km durou 4:30h, percorrendo uma estrada sinuosa acompanhando o litoral montanhoso da Dalmácia. As paisagens eram sensacionais, lembrando muito a Highway 1 que corta o litoral da California, ou a Rio-Santos.

Passando por bairros residenciais de Split:

Paisagem sensacional durante o trajeto:

O ônibus fez paradas em algumas pequenas cidades à beira-mar, e também passou por um trecho do território da Bósnia. Isso porque a Bósnia tem um pequeno trecho de cerca de 5Km do litoral do Mar Adriático, mas continuando mais ao sul, volta a ser território da Croácia. Confuso ?? É como se a Bósnia fosse Minas Gerais, mas com um "corredor" ligando seu território ao mar num ponto qualquer do estado do Rio ou do Espírito Santo. Muito louco ! O ônibus parou na fronteira, e subiu um guarda falando alguma coisa em bósnio e olhando atentamente pra cara de cada passageiro. Quando ele olhou pra mim, pediu pra olhar meu passaporte e foi embora sem falar nada. Detalhe que ele não olhou o passaporte de mais ninguém !! Será que tenho cara de terrorista ? hahahhaha

No pequeno litoral da Bósnia fica a cidade de Neum:

O ônibus fez uma rápida parada numa lanchonete de Neum:

Depois de percorrer uns 2 Km, mais outro controle de fronteira, agora para entrar novamente na Croácia. Subiu o guarda croata, ficou olhando pra todos os passageiros sem falar nada, e adivinhem....pediu o passaporte só pra mim !! Acho que é porque não tinha feito a barba de manhã...heheheheh

Chegamos em Dubrovnik quando já tinha anoitecido. Tinha um monte de velhinhas oferecendo hospedagem na rodoviária. A pousada (Bokum Guesthouse) fica próxima a rodoviária, então deu pra ir andando.

Não gostei muito dessa pousada. Achei meio caro para o que é. Pagamos 200 kunas a diária (por pessoa) = R$63, ou seja, quase o dobro que pagamos em Hvar (110 kunas), e a pousada de Hvar era muuuito melhor ! Essa não tem ar (ventilador de teto), não tem frigobar, nem cozinha, e o quarto é bem menor. As pousada em Dubrovnik são mais caras. Tem umas mais baratas, mas ficam muito distantes da Stari Grad (cidade antiga), ficaria complicado o deslocamento. Essa pousada que pegamos, pelo menos, tem tudo mais ou menos perto e dá pra ir andando.

Comemos um kebab (outro !!!) perto do albergue e caminhamos rumo a cidade antiga.

Dubrovnik, no extremo sul da Croácia, fica no litoral do Mar Adriático, bem próximo a fronteira com Montenegro, e é um dos principais destinos turísticos do país. A cidade foi fundada por romanos no século 8, e do século 14 até o século 19 foi uma cidade-república independente. A principal atração é a cidade antiga, patrimônio mundial da Unesco, toda cercada por muralhas medievais. Em 1991, a cidade antiga sofreu sérios danos por causa dos bombardeios sérvios durante a guerra da Bósnia. Nada justifica tamanha estupidez. Depois do fim da guerra em 1995, iniciou-se um minucioso trabalho de restauração que apagou as sequelas da guerra, devolvendo o antigo esplendor da cidade antiga.

Fotos da cidade antiga à noite:

Os dois lugares que eu tinha visto no Lonely Planet e na internet que bombam a noite estavam fechados, talvez por ser quarta-feira e não ser alta temporada. Só achamos um bar bem mais ou menos na cidade antiga. Tomamos umas cervejas nesse bar só pra não deixar passar em branco, e voltamos pra pousada 1h da manhã.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (1)

Dia 19 - Hvar

Acordamos às 11h.

Fomos almoçar num restaurante em frente ao porto. Comi um frango grelhado com recheio, bem mais ou menos, e acabou saido meio caro (70 kunas = R$22)

Dando uma volta pelo calçadão:

Um hotel maneiro:

Umas meninas pediram em inglês pra gente tirar foto delas no calçadão, e descobriram que somos brasileiros por causa das camisas que usávamos. Era a Maysa, a Lorena e a Mayra, três brasileiras super gente boa que moram em Lisboa e que também estão viajando pelo Leste Europeu.

Fizemos um passeio de lancha com elas para a ilha de Pakleni, onde fica a praia de Palmežana.

O porto da ilha:

Tomando uma cerveja Karlovačko:

A praia de pedras:

Vídeo que gravei com as meninas:

Ficamos por lá tomando umas cervejas até 19h, quando voltamos pra Hvar.

Andando pelo calçadão, vimos esse iate enorme, sinistraço, de 3 andares !!! Deve ser maior que o meu apartamento :) Tem até uma mini-garagem para uma lancha menor e um jet-ski.

Fomos com as meninas no Hula Hula, um bar na beira da praia pra onde a galera da ilha vai pra assistir o pôr-do-sol:

De noite, comemos uma pizza (50 kunas = R$15). As pizzas na Croácia são muito boas, talvez pela proximidade com a Itália. E são servidas da mesma forma que as pizzas italianas: são de tamanho único (equivalente a pizza média brasileira), uma para cada pessoa. Ninguém pede pizza para dividir com outras pessoas. E também não tem essa história de pedir metade um sabor, metade outro sabor. E esquece os sabores doces ou outras invenções brasileiras, como frango com catupiry, calabresa e portuguesa. Mas vamos combinar que nós aprimoramos o que os italianos inventaram, ehheheheh.

Fomos com as meninas no Kiva Bar e no bar ao lado que esqueci o nome.

A gringalhada é boa de copo por aqui, e fica doidaraaaaça na pista ! Muito engraçado ! Toda hora era gringo caindo no chão (inclusive mulheres), subindo nas mesas pra dançar, e tinha até gente subindo nos ombros dos outros !!

Uma pena que a noite aqui acaba cedo, por volta das 2h da manhã !

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (0)

Dia 18 - Split - Hvar

sunny 26 °C

Acordamos às 10h. No quarto, conhecemos dois finlandeses que tinha acabado de chegar.

Compramos a passagem do catamarã para a ilha de Hvar, e comemos numa lanchonete.

A vista do porto de Split:

O catamarã que pegamos:

A viagem até Hvar durou 1h.

Hvar é uma dos principais destinos turísticos da Croácia, assim como Dubrovnik. É famoso por ser o lugar mais ensolarado do país, por ter uma vida noturna intensa (não é a tôa que é chamada de "Nova Ibiza") e fica lotada de turistas nos meses de julho e agosto. Os meses de junho e setembro são melhores por terem hospedagem mais barata, e a ilha fica menos lotada e menos quente.

Se estiver viajando em grupo de 2 ou mais pessoas, não vale a pena ficar em albergue em Hvar, pois a ilha tem ótimas pousadas com preços camaradas, pelo menos fora dos meses de altíssima temporada de julho e agosto. Pagamos apenas 200 kunas a diária (100 kunas por pessoa = R$30 !!!) na pousada que escolhemos (Villa Marija), o mesmo valor que pagamos pra ficar num quarto com mais 4 pessoas no albergue em Split ! Uma verdadeira pechincha !

A ilha de Hvar é enorme, mas tudo fica concentrado em apenas um lugar conhecido como "Hvar town", a vila onde fica o porto e inúmeras pousadas, bares e restaurantes. No alto de uma montanha atrás da vila, uma fortaleza construída pelos venezianos na idade média.

Na reserva que recebi por email, as indicações de como encontrar a pousada eram meio complicadas. Parecia um "mapa do tesouro", com indicações do tipo "subir escadaria depois dos pinheiros". A própria reserva aconselhava ligar para a pousada para alguém ir te buscar de carro no porto. Ligação internacional de celular é um abusurdo de caro, e não estava achando nenhum "cyber café" para ligar via skype. Não tive alternativa: liguei para a pousada, mas deu uma mensagem em croata e inglês de que não era possível completar a ligação. Foi quando apareceu uma mulher croata pergunando se a gente precisava de ajuda para encontrar nossa pousada, pois a cena de turistas perdidos no porto é muito comum. Quando falei que procurava a Villa Marija, ela disse que é a própria Marija, a dona ! Muita coincidência !!!

Ela nos levou de carro para a pousada, que fica no alto de um morro, junto com várias outras pousadas e casas de veraneio. Bem gente boa a Marija. Nos deu um drink de boas-vindas, um mapa com dicas de lugares legais e uns panfletos de descontos para restaurantes. Se a gente decidisse subir o morro por conta própria com 20kg de bagagem nas costas, acho que desistiríamos na metade do caminho !!! hehehe

Achei a pousada muito show de bola para o preço ! Acho que nunca conseguiria algo por preço tão baixo no Brasil, principalmente num lugar turístico !! O quarto tinha até cozinha !

Fotos do quarto:

Varanda:

Vista da varanda:

Tomamos uma ducha e descemos de novo pro porto pra procurar algum lugar pra almoçar.

Uma pequena praia de pedras com águas cristalinas:

O calçadão:

A praça principal em frente ao porto:

A fortaleza veneziana:

Bandeira croata:

Uma viela com lojas de souvenirs:

Almoçamos num restaurante muito barato em frente ao porto. Comi um spaghetti por 45 kunas (R$14) e tomei um chope de 500ml por 15 kunas (R$4,50) !!

Voltamos pra pousada pra tirar um cochilo, pois a noite prometia !!!

Descemos de volta pro porto ãs 22h pra comer algo. Comemos numa pizzaria. comi um calzone enorme, que saiu por 58 kunas (R$18).

Achei Hvar sensacional ! Um pedaço de paraíso !!! Já estou arrependido de passar apenas 2 noites aqui !

Aida não vimos nenhum sinal de pobreza na Croácia ! Em todas as cidades por onde passamos nessa viagem vimos mendigos e alguém pediu dinheiro pra gente, menos em Split e Hvar !

A fortaleza veneziana à noite:

A night foi no Kiva Bar, que estava bombando !!! Cerveja croata Ozujsko long neck por 20 kunas (R$6,20). O DJ só tocava musica maneira...tocou de tudo, de AC/DC a Michael Jackson, de Lady Gaga a Men at Work !! No final, a atendente do bar tava liberando cerveja de graça pra mim !! "Gift from the house ! "dizia ela. Gostei disso, ehehhehehe !!

O bar fechou às 2h da manhã e voltamos pra pousada.

Publicado por alexpt 5:00 Arquivado em Croácia Comentários (4)