Junho 2011

Dia 38 - Madri - Rio

sunny 38 °C

Último dia de férias !!! Misto de felicidade e tristeza. Felicidade porque já poderia em breve matar a saudade do Brasil, familia, amigos, comida brasileira, minha cama e meu travesseiro ! (já não aguentava mais dormir em beliche !!). Tristeza porque final de férias é sempre ruim, óbvio...preciso explicar ?? :)

Acordei às 8h, fiz o checkout na recepção e peguei o metrô pro aeroporto.

O voo tinha uma conexão em Lisboa. A viagem não poderia terminar sem emoção. Quando fiz o checkin, me informaram que meu lugar no voo Lisboa-Rio estava em lista de espera, e que eu deveria procurar o balcão da TAP quando chegasse no aeroporto de Lisboa. Não acreditei ! De novo aquela via crucis do início da viagem no aeroporto de Lisboa não !! E se o voo estivesse lotado, eu só poderia voltar na 2a feira !! Perderia um dia de trabalho ! Felizmente, quando já estava embarcando para Lisboa, me chamaram no balcão de embarque e me disseram que tinham confirmado o meu assento. Que alivio ! Foi só pra dar uma emoção mesmo. :)

No aeroporto de Madri, embarcando para Lisboa:

A paisagem desértica da Espanha:

No caminho para Portugal:

Häagen-Dazs servido a bordo na TAP ! Nada mal ! :)

Chegando em Lisboa, depois de 1h de voo. Como Portugal tem uma hora a menos de fuso que a Espanha, cheguei em Lisboa na mesma hora que saí de Madri !

Almocei no aeroporto de Lisboa, no mesmo lugar onde tinha ido no início da viagem. Bacalhau com nata, vinho português e pastéis de Belém de sobremesa. Tudo por 12,50 euros !

No aeroporto dá pra ver a Torre Vasco da Gama e o Rio Tejo:

Embarquei para o Rio as 15h. 9:40h de voo.

Chegando em casa ! :)

As 22h (hora local) estava aterrisando no Galeão. Minha alma canta....vejo o Rio de Janeiro !!! Estou morrendo de saudade !!

É isso aí, pessoal ! O oitavo mochilão chegou ao fim !! Espero que tenham gostado de viajar junto comigo através do blog ! Até a próxima aventura em 2012. Destino ainda a definir...mas provavelmente será de novo Leste Europeu !! Conheci alguns mochileiros durante a viagem que me falaram muito bem de lugares que ainda não conheço, como Sérvia, Montenegro, Romênia e Ucrânia !!!

OBS: Incluí alguns vídeos que gravei na viagem !!! Confiram os posts abaixo:

Dia 03 (Moscou)
Dia 19 (Hvar)
Dia 23 (Dubrovnik - Mostar)
Dia 24 (Mostar - Sarajevo)
Dia 25 (Sarajevo)
Dia 30 (Vilnius)
Dia 33 (Riga - Tallinn)
Dia 36 (Tallinn - Madri)

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Espanha Comentários (8)

Dia 37 - Madri

sunny 40 °C

Acordei ao meio-dia.

Meu quarto:

Foto do prédio onde fica o Hostal Montecarlo:

Calor sinistro de 40 graus !!

A Gran Via, onde fica o hostal:

Almocei no mesmo lugar que jantei ontem, o buffet liberado do Fresc Co, por 10,90 euros.

Calle Fuencarral, uma movimentada rua de pedestres da cidade. É a "Calle Florida" de Madri, para quem conhece Buenos Aires.

Peguei o metrô e fui no famoso estádio Santiago Bernabeu, casa do Real Madrid.

Infelizmente ele estava fechado para visitas por causa de um evento, mas aqui vai uma foto que tirei em 2005 na primeira vez que visitei Madri, sentado no banco das estrelas !!

Outra foto que tirei em 2005:

O Museu Arqueológico Nacional, em reformas, com apenas uma pequena parte do seu acervo aberto ao público. Eu visitei esse museu em 2005 e achei incrível. Mostra toda a história da Espanha, incluindo todas as civiizações que já passaram pela península ibérica: gregos, fenícios, cartaginenses, romanos, visigodos e mouros.

Bandeira espanhola:

Uma rua residencial no bairro de Salamanca:

A Puerta de Alcalá. Na Idade Média, Madri era cercada por muralhas, e os habitantes entravam e saiam por diversas portas. Esta era uma delas, que foi preservada.

Restaurantes com mesas na calçada:

Plaza de Cibeles, com a Fonte de Cibeles. Os torcedores do Real Madrid sempre invadem esse local para comemorar as vitórias:

Palacio de las Comunicaciones (sede central dos correios), na Plaza de Cibeles:

Paseo del Prado:

O famoso Museo del Prado, com obras primas do Goya, Velazquez, El Greco e outros.

As placas com nomes das ruas no centro de Madri são assim, em azulejos com desenhos simbolizando algo que tenha a ver com a rua:

Cardápio de um restaurante da cidade. Entrada, prato principal e sobremesa por 12 euros.

Cardápio de bocadillos, que são os tradicionais sanduíches espanhóis:

A estação ferroviária de Atocha, onde um ataque terrorista da Al Qaeda matou centenas de pessoas em 2004.

Dentro da estação, um imenso jardim. Muito legal !

Trens de alta velocidade:

Mais um acampamento com gente protestando:

O Parque del Retiro, que estava cheio de gente procurando uma sombra para se proteger do sol implacável de 40 graus que castigava a cidade:

Mais um monte de camelôs africanos no parque:

Plaza de Toros de Las Ventas. As tradicionais "Corridas de toros" (touradas) são cada vez mais criticada pela crueldade contra os animais. Em Las Ventas, elas acontecem todos os domingos, e como era um sábado, não podia entrar.

Algumas fotos da tourada que assisti em 2005. 5 touros foram mortos.

Praça em frente ao local das touradas:

Protestos na Puerta del Sol:

Uma rua de pedestres lotada:

Mariachis mexicanos:

Estátuas humanas:

Parei num bar para comer um "bocadillo de calamares" (sanduíche de lula), muito bom !!

É uma tradição espanhola as "cañas y tapas" (ao pé da letra, "chopes e petiscos"). Ninguém toma um chope lá sem petiscar nada. Eu pedi uma água e um sanduíche no balcão do bar, e o garçon automaticamente me serviu, sem que eu tivesse pedido, uma poçào de azeitonas e um pedaço de torta de batata. Essas eram as tapas !

A Plaza Mayor:

A Puerta de Toledo, uma das portas das antigas muralhas medievais que cercavam Madri:

Calle de Toledo:

Um bar numa praça do bairro de La Latina:

Voltei pro hostal, tomei um banho e de noite desci de novo pra comer algo. O calor não dava trégua nem de noite. Estava fazendo 33 graus !

Fui na tradicional Cerveceria 100 Montaditos, próxima a Plaza Mayor. Achei muito bom e barato !

Chope Mahou por apenas 1 euro !

Como o próprio nome diz, o lugar tem no cardápio 100 tipos de sanduíches diferentes. Era tanta opçào que ficava até dificil de escolher !! Todos pareciam ser ótimos ! Os sanduíches eram pequenos, mas custavam apenas 1 euro cada ! Comi 4: queijo brie, 4 queijos, bacalhau e lulas.

Sábado à noite em Madri. Eu estava louco pra entrar em algum lugar e aproveitar mais uma noite bombando até o último segundo, mas meu corpo estava implorando por uma cama e um ar condicionado ligado no máximo. Já era tipo 1:30 da manhã e eu tinha que acordar cedo, às 8h, pra ir pro aeroporto. Eu podia chutar o balde e voltar virado no avião, mas eu ia ficar muito estragado ! Preferi ir dormir !!! Não posso reclamar, foram muitas noites iradas nessa viagem, uma hora eu precisava descansar nessas férias, ehehhe !!

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Espanha Comentários (2)

Dia 36 - Tallinn - Madri

sunny 35 °C

Acordei às 10h e fiz o checkout no albergue.

Peguei um taxi para o aeroporto, que custou apenas 4,20 euros ! O trajeto foi curto, de uns 15 minutos, mas mesmo assim achei bem barato.

1h de voo até Copenhagen. Devido ao fuso horário de menos uma hora, cheguei em Copenhagen praticamente na mesma hora que tinha saído de Tallinn.

Preços exorbitantes em Copenhagen. Um simples cachorro-quente com um refrigerante saia por 72 coroas dinamarquesas (10 euros) !!! Não comprei nada. Fiquei 3h no aeroporto esperando a conexão para Madri.

Embarcando no vôo da Spanair rumo a Madri.

Não gostei dessa empresa. Eles cobram refeição a bordo, isso num voo de 3h de duração !! Me recuso a pagar 10 euros por um sanduíche safado e uma bebida.

Cheguei em Madri às 19h. Clima totalmente diferente de Tallinn e Helsinque ! Um calor sinistro de 35 graus, lembrando os dias mais quentes do verão do Rio !!

Madri é uma das minhas cidades favoritas. Incrível como me sinto em casa aqui ! Me identifico totalmente com o estilo de vida dos madrilenhos, que parecem sempre estar dispostos a celebrar a vida. As ruas de Madri são sempre cheias de vida, e a noite não tem hora para começar nem terminar !! Acho que os espanhóis tem um jeito de ser muito parecido com o dos brasileiros: descontraídos, abertos, informais, festeiros. A única diferença que vejo é a lingua mesmo.

Muito bom escutar as pessoas falando e entender (quase) tudo !! Há tempos não tinha essa sensação. :)

Peguei o metrô para o centro e desci bem no coração de Madri, na Gran Via, a principal avenida da cidade. Final de tarde de uma sexta-feira de verão. As ruas estavam bem movimentadas, cheias de gente ! Beeeem diferente das ruas vazias e sem vida de Helsinque.

Me hospedei no Hostal Montecarlo, na Gran Via, bem próximo a Puerta del Sol, o epicentro da cidade. Os "hostales" são um tipo de hospedagem bem típica de Madri. Apesar do nome sugerir, não tem nada a ver com albergue (hostel). Um hostal é uma pousada simples, geralmente ocupando um apartamento grande num edificio comercial. O meu hostal era exatamente assim: ocupava um apartamento no 2o andar de um edificio comercial, e nele tinha pelo menos mais uns outros 5 hostales.

Depois de 5 semanas dividindo quartos e banheiros de albergue com outras pessoas, eu merecia passar o último final de semana da viagem num quarto só pra mim, com ar condicionado gelando. Não saiu um absurdo de caro. Paguei 40 euros pela diária, e um albergue em Madri me custaria cerca de 15 euros num quarto para 6 pessoas.

A maioria dos hostales não tem recepção 24h. No caso do meu, a recepção só funcionava até 23h. Após esse horário, bastava tocar uma campainha do lado de fora do prédio e mostrar para o porteiro o cartão do hostal. Ele então abria o portão e sobia com o hóspede até o hostal, abrindo a porta.

Meu quarto era bem pequeno, mas pelo menos tinha o principal: ar condicionado gelando e um banheiro só pra mim.

Tomei um banho e desci pra procurar algo pra comer. Eu estava faminto !! Achei próximo a Puerta del Sol um restaurante chamado Fresc Co, com um buffet liberado por 10,90 euros, incluindo a bebida (também a vontade). Show de bola, era tudo o que eu precisava !! Comi muuuito !!

Incrivel a quantidade de gente nas ruas por volta da meia-noite. Muitos ambulantes chineses vendendo cerveja nas ruas.

Quando cheguei na Puerta del Sol, tive um choque. Parecia a Plaza de Mayo, de Buenos Aires, no auge da crise argentina em 2002. Tinha um monte de gente acampada protestando contra a crise econômica e o desemprego que atinge o país. Bem diferente do que vi nas outras vezes que visitei a cidade em 2005 e 2006.

Me chamou a atenção também a grande quantidade de prostitutas nas ruas próximas.

Muitos camelôs africanos nas calçadas:

A Plaza Mayor, um dos cartões-postais de Madri:

Muitos mendigos dormindo nos cantos da praça, alguns revirando latas de lixo. Um cenário bem diferente do que vi há 5 anos, na última vez em que estive na cidade.

No verão, os bares e restaurantes colocam mesas nas calçadas e praças, que ficam cheias até tarde:

O Palácio Real:

A night foi na Kapital, uma boate maneiríssima, enorme, de 7 andares !!! Surreal, nunca vi nada igual !!! Só começou a encher lá pelas 2h da manhã.

A entrada custou 18 euros. O que achei esquisito é que não vendia cerveja lá, só destilados ! Nunca vi isso !! Uma cuba libre que tomei saiu por 12 euros, uma facada !!

Na pista principal, de repente, apareceu esse cara fazendo uma percussão maneiríssima da música que estava tocando !

Um vídeo do percussionista:

Uma coisa boa também é que em Madri é proibido fumar em lugares fechados, como no Rio e SP. Na Rússia, Croácia e outros países por onde passei era insuportável ficar dentro de lugares fechados com um monte de gente jogando fumaça na sua cara.

A night bombou muitoooo !!! Fiquei lá até meu corpo não aguentar mais. A noite de Madri bomba tanto, mas tanto, que parece nunca ter fim ! Não há nada igual a noite madrilenha !! Eu queria "encontrar a parede", ver até onde aquilo continuava bombando, mas simplesmente não consegui !! Surreal...me rendi ! Fui vencido pelo cansaço às 5h da manhã e resolvi ir embora. Comi um pedaço de pizza e voltei pro hostal.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Espanha Comentários (0)

Dia 35 - Tallinn - Helsinque

overcast 15 °C

Acordei às 10h, e fui com a galera brasileira do meu quarto passar o dia em Helsinque, capital da Finlândia, que fica a apenas 80km de Tallinn (de navio).

A passagem de ida e volta custou 44 euros.

Eu imaginava que o navio (Baltic Princess, da empresa Tallink) fosse uma espécie de barca Rio-Niterói melhorada, mas era um autêntico cruzeiro !!! Além das cabines (para quem quisesse pagar mais), tinha quase tudo que um cruzeiro "normal" tem: bares, restaurantes, cassino, lojas, free shop, boate, recreação infantil, música ao vivo. Só não tinha, por motivos mais do que óbvios, uma piscina ! Com um vento congelante e um frio de 15 graus (no VERÃO !), realmente ninguém seria louco de ficar numa piscina. O navio também faz transporte de automóveis. Filas enormes de carros ficam aguardando no porto para embarcar no navio.

Embarcando no navio:

Vista do porto de Tallinn:

Elevadores:

Cabines:

Bares:

Boate:

Bar com música ao vivo:

Deck 9:

No último deck, em vez de piscina, apenas um pequeno bar:

O Brasil invadindo a Finlândia !

Saku, a cerveja mais famosa da Estônia:

A imensidão azul do Mar Báltico:

Almoçamos no próprio navio. A comida não estava incluida, e custou 9 euros.

Chegando na Finlândia:

A travessia durou 3:30h. Desembarcamos em Helsinque com muito frio e um vento gelado. Nuvens negras anunciavam um chuva iminente. Se o verão é assim, o inverno finlandês não deve ser brincadeira !

Ruas próximas do porto, com edifícios residenciais:

A galera que foi comigo pra Helsinque ficou hospedada por lá, mas eu estava apenas fazendo um "bate e volta", para depois voltar pra Tallinn. Fui com eles no albergue onde eles se hospedaram, e depois saimos para dar uma volta pelo pontos turísticos da cidade. Eu tinha 4h para conhecer o principal de Helsinque, antes de pegar o navio de volta para Tallinn.

O congresso finlandês:

Um bonde:

Finlândia em português ?? :)

Helsique tem muitas ciclovias:

Os nomes das ruas e as placas estão sempre em dois idiomas: finlandês e sueco. A Finlândia é um país bilingue. Fala-se sueco pois o país fazia parte da Suécia até o séc. 19.

Achei os preços em geral em Helsinque bem salgados. A moeda também é o euro. Um simples cachorro-quente (só com pão e salsicha, mais nada) em frente ao porto custava 4 euros (R$10 !!)

Estação central de trens:

Praça em frente a estação:

Bonde:

Frio !!

Catedral Luterana:

Praça do Senado, em frente a catedral:

Catedral Ortodoxa Russa:

Um navio-restaurante:

A "Puerto Madero" de Helsinque:

Região portuária, muito limpa e bem cuidada.

Uma rua de pedestres no centro da cidade:

Achei Helsinque uma cidade bem cuidada, moderna, limpa, rica, mas meio sem vida, vazia. Tinha pouca gente nas ruas. Vi poucos turistas também. Muita lojas nas ruas fechadas, mesmo sendo cedo (19h). A grande diferença para Tallinn, Riga e Vilnius é que Helsinque não tem um centro histórico. As construções são mais novas.

A Finlândia é considerado um dos países de melhor qualidade de vida do mundo. A qualidade dos serviços públicos, a segurança, a qualidade do ensino, e a renda elevada são incontestáveis, mas acho que a temperatura média e o número de dias de sol deviam também ser levados em conta no cálculo da qualidade de vida. Nesse quisito, a Finlândia levaria a nota mínima, com toda a certeza !!! Eu não aguentei passar nem 4h naquele frio... imagina passar um ano inteiro !!

Me despedi da galera e voltei pro porto, onde embarquei de volta para Tallinn. O navio de volta (Tallink Shuttle) era um pouco menor e mais rápido. A travessia durou 2h.

Vista do porto de Helsinque:

Bar:

O último deck. Não aguentei ficar nem 5 minutos lá, de tão frio que estava:

Um bar no último deck:

Jantei no navio (9 euros), que balançou bastante na volta. O mar estava muito agitado, com ondas enormes.

Cheguei no albergue em Tallinn quase meia-noite. Só tomei um banho e fui dormir. Preferi guardar as energias para a última noite da viagem, sexta-feira em Madri !!

Publicado por alexpt 5:00 Arquivado em Finlândia Comentários (1)

Dia 34 - Tallinn

overcast 15 °C

Acordei às 9h. Conheci no quarto dois mineiros, que já estavam indo embora da cidade. Disseram que a noite ontem bombou !!!

Foto do albergue (Tallinn Backpackers Hostel):

A rua do albergue:

Tallinn, a capital da Estônia, tem 400 mil habitantes (o país tem 1,3 milhões). É famosa pela sua cidade antiga, patrimônio mundial da Unesco.

A Raekoja plats, praça principal da cidade antiga:

Algumas ruas da cidade antiga:

Um restaurante de comida típica:

Antigas muralhas que cercavam a cidade antiga:

Antiga sede da KGB:

Bandeira da Estônia:

Catedral Ortodoxa Russa:

Meninas praticando arco-e-flexa:

Congresso estoniano:

Vista da cidade:

Almocei num restaurante de comida estoniana. Comi esse frango com batatas e molho de laranja:

Os estonianos inventaram um drink novo: a caipErinha ! :)

Achei os preços na Estônia mais altos que na Polônia, Lituânia e Letônia, consequência óbvia da implantação do euro. A tendência é que os outros países do Leste Europeu também adotem o euro no médio-longo prazo, e aí vai ser o fim da mamata dos preços camaradas !!

Muitos finlandeses passam o dia em Tallinn apenas para fazer compras, aproveitando os preços mais baixos. Eles compram principalmente bebidas alcoólicas e cigarros. Na região portuária de Tallinn, há vários mercados enormes vendendo isso.

Navio no porto de Tallinn:

Um parque à beira-mar:

Uma praia em Tallinn. Mesmo sendo começo de verão, estava uma brisa gelada, e um frio de 18 graus.

Um navio saindo do porto passando em frente a praia:

Centro de Tallinn:

Prédios com design moderno na região portuária da cidade:

Comi num restaurante grego (carne com queijo feta, bom demais !!) e voltei pro albergue pra tomar um banho. Conheci uma galera gente boa de Porto Alegre no meu quarto. Eles também estão viajando pelo Leste Europeu, e também passaram por Vilnius e Riga.

Durante o verão nunca escurece totalmente em Tallinn, pois a cidade está numa latitude bastante alta (a mesma de Oslo e Estocolmo). Tirei essa foto meia-noite em ponto !!

Fomos todos pro Club Hollywood, que estava bombando !! Entrada por apenas 3,50 euros, mesmo preço do chope de 500ml. Ficamos por lá até 3 da manhã.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Estónia Comentários (1)