Maio 2010

Dia 26 - Nova York - Rio

sunny 22 °C

Dormi muuuuito. Acordei às 2h da tarde !!! Dormir em dólar é um pecado mortal, mas eu estava muito precisando descansar. O vôo Pequim-NY tinha sido muito cansativo.

Só deu tempo de sair pra almoçar. Fomos num indiano MUITO BOM perto da casa do Varela, onde tínhamos ido no começo da viagem. Buffet só com comida boa por 10 dólares ! Muito barato !

Demos uma volta rápida pelo Central Park, que estava bem cheio naquele sábado de sol e temperatura agradável.

Me despedi do Varela às 16h e peguei o metrô rumo ao aeroporto. Mas a viagem não podia terminar sem mais um perrengue de leve, só pra dar mais emoção ! O metrô não parou na estação onde eu queria descer pra pegar o Airlink, o trem que leva até o aeroporto. Não entendi por que não parou. Desci numa estação qualquer no Queens, e fui procurar um taxi. O problema é que simplesmente não passava nenhum taxi por lá !!! E agora ? Faltavam 2:15 para o meu vôo. Eu tinha que chegar 2h antes. Andei uns 500m até outra rua mais movimentada, e depois de passarem alguns taxis ocupados, passou um vazio !!! Minha sorte também é que o Varela tinha me emprestado uns dólares pois os que eu tinha levado já tinham acabado, e eu não estava conseguindo sacar dinheiro com o meu cartão. Se ele não tivesse me emprestado este dinheiro, eu não teria como chegar no aeroporto a tempo, e perderia o vôo !!! E pior, era vôo de milha, não teria como remarcar. Eu teria que pagar uma fortuna numa outra passagem !

Cheguei são e salvo no aeroporto, e meu avião partiu às 19:40 ! Fiquei P... porque vetaram no raio-x a cerveja e o vinho de arroz que eu tinha comprado em Pequim, tive que jogar fora !!! Classe economica da TAM dava de 100000 na da Air China. Avião novinho, monitores individuais, comida boa, mais espaço.... e o melhor, estava viajando de graça (milhas) !!!

Depois de 10h de vôo, já estava de volta ! Comprei algumas vodkas no free shop com os dólares que sobraram. Não fui parado na alfândega ! Meus pais estavam me esperando no aeroporto, e fomos almoçar juntos. Comi muito feijão com farofa e picanha, já estava com abstinência, hehehehe.

Fim de jogo no Maraca !!! Mesmo com os contratempos (fazem parte), viagem SHOW DE BOLA !!!!

Agora é começar a contagem regressiva de novo !!! Faltam 330 dias !!!! A próxima aventura será no Canadá e Japão em Abril de 2011 !!!!

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Estados Unidos Comentários (9)

Dia 25 - Pequim - Nova York

sunny 21 °C

Acordei às 8h, comi uns biscoitos, pães e tomei um suco que tinha comprado no dia anterior, arrumei a mochila, me despedi do Damien (o francês que conheci no albergue) e parti pro aeroporto.

Meu vôo decolou às 14:30 de Pequim, e depois de intermináveis 12:30, chegou à Nova York quase na mesma hora, do mesmo dia, às 15h ! Muito louco !!!!! Esse vôo foi terrível. O avião da Air China era um modelo antigo (Boeing 747), e como não tinha monitor individual em cada assento, as opções de entretenimento eram bem limitadas. Passaram dois filmes horríveis num telão que mal conseguia enxergar. Um filme chinês (que me recusei a continuar vendo, parei na metade) e um seriado "teen" americano muito ruim, que tambem não dava pra ver. A comida era ruim, e pra completar, o meu vizinho de assento era um coroa chinês que estava com bafo, chulé e cecê. Imagina a fusão destes 3 agradáveis odores viajando 12:30h ao lado da referida pessoa. O pior é que ele achava que eu sabia falar chinês, e ficava querendo puxar conversa toda hora, sempre que eu começava a cochilar. Eu respondia em inglês que não sabia falar chinês, e ele ficava falando mais devagar e mais alto. Já estava surtando !!!

Em NY, peguei o metrô até Manhattan e encontrei com o Varela na casa dele. Tomei uma ducha e desci pra comer um sanduíche na Hot & Crusty (2a avenida x Rua 63), uma deli 24h SHOW DE BOLA. Só tinha coisa boa, foi até dificil escolher o sanduíche que eu queria !!!

Ficamos tomando umas cervejas na casa dele. Minha irmã e Fabricio, que estavam em NY também, apareceram lá, e saímos a noite pra comer num diner a algumas quadras do prédio do Varela. Comi um sanduíche grego e tomei um shake de chocolate Hagen-Daazs !!! Muito bom.

Parti com Varela pra night no Sutton Place (2a avenida entre a rua 53 e 54), um bar maneiríssimo que já tinha conhecido no ano passado. O legal de lá é o bar num terraço aberto no 3o andar, muito maneiro. Estava um luxo !!! Ficamos por lá até umas 2h da manhã.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Estados Unidos Comentários (4)

Dia 24 - Pequim

sunny 22 °C

Acordei às 9h. Último dia na China !!! Hora de aproveitar ao máximo.

Comprei uns sanduíches diferentes numa padaria que achei perto da estação Hepingmen do metrô, a algumas quadras do albergue. Foi meu café da manhã.

Depois da overdose de ideogramas que tive durante 8 dias, o que parecia impossível aconteceu.... COMECEI A ENTENDER ALGUMA COISA DE CHINÊS ! Tudo bem que um chinês normal conhece cerca de 5000 ideogramas (entre mais de 40 mil que existem no total), mas eu fiquei me sentindo um gênio por conseguir identificar meia dúzia deles, talvez os mais fáceis (ou melhor dizendo, os menos complicados) !! Um ideograma, como o diz o nome, exprime uma idéia ou um som silábico (no caso de nomes ou palavras estrangeiras). As palavras normalmente são formadas através de combinações de ideogramas.

Vamos lá...esses foram os poucos que aprendi !!

北 = bei (norte) , 京 = jing (capital). 北京 = bei jing ("capital do norte", ou Pequim)
南 = nan (sul), 京 = jing (capital), 南京 = nan jing ("capital do sul", ou Nanquim)
中 = zchong (central), 国 = guó (país). 中国 = zchong guó ("país central", ou China)
人 = rén (pessoa). 中国 = zchong guó (China). 中国人 = zchong guó ren ("pessoa da China", ou chinês)
巴 = ba (desejar), 西 = xi (oeste), 巴西 = ba xi (é como os chineses pronunciam "Brasil"). Neste caso só interessa o som dos ideogramas.
人 = rén (pessoa), 巴西 = ba xi (Brasil), 巴西人= ba xi ren ("pessoa do Brasil', ou brasileiro)
美 = mei (bonito), 国 = guó (país), 美国 = mei guó ("país bonito", é como eles chamam os Estados Unidos)
人 = rén (pessoa), 美国 = mei guó (EUA), 美国人 = mei guó ren ("pessoa dos EUA", ou americano)
出 = chu (sair), 口 = kou (abertura). 出口 = chu kou ("sair abertura", ou saída)
入 = ru (entrar), 口 kou (abertura). 入口 = ru kou ("entrar abertura", ou entrada)
门 = men (portão)
大 = da (grande)
天 = tian (dia, deus, ou céu), 坛 = tan (templo) , 天坛 = tian tan (Templo do Céu)
山 = shan (montanha)

Tem uns ideogramas que são complicadíssimos, com mais de 15 "pauzinhos", e fica difícil diferenciá-los dos outros.

Difícil também é a pronúncia. Há 4 tons de pronuncia das sílabas (subindo, descendo, subindo-descendo-subindo, e tom alto). Uma determinada sílaba, como "ma", dependendo do tom pode significar coisas totalmente diferentes. Um verdadeiro pesadelo para qualquer estrangeiro !!!

Bem, voltando ao assunto.... terminei meu lanche, e peguei o metrô até o Olympic Park, do outro lado da cidade (1h de viagem).

Para entrar no parque, era preciso passar por detectores de metais. O lugar estava fortemente vigiado pelo exército, polícia e câmeras, como praticamente todas as atrações turísticas de Pequim.

O Estádio Olímpico Ninho de Pássaro (Bird's Nest) é uma obra-prima. Os chineses fizeram um belíssimo trabalho. As linhas entrelaçadas da fachada externa são mesmo como um ninho.

Bilheteria do estádio:

Por dentro:

No telão, dentro do estádio, passava um vídeo com imagens das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de 2008, além de belas imagens das competições. Eu não esperava que isso acontecesse, mas pra mim foi uma grande emoção estar sentado naquele estádio, pois no fundo eu sabia que o próximo estádio olímpico que eu visitarei será em 2016.... EM CASA !!!

No estádio estava havendo um festival de danças típicas de várias regiões da China.

Videos que gravei das danças:

Acredite ou não, tinha um louco equilibrista atravessando de olhos vendados o estadio de um lado ao outro por cima de um cabo sem proteção nenhuma. Ele de repente se desequilibrou, caiu sentado no cabo, e demorou vários minutos até conseguir ficar em pé de novo !!

O Cubo d'Água (Estádio Aquático), que estava em obras:

Depois fui de metrô até o Palácio de Verão, na periferia de Pequim. Era o refúgio imperial para o calor sufocante da Cidade Proibida durante o verão. Algo como um "Palácio de Versailles" chinês, ocupando uma área enorme com uma imensa área verde e um lago. Fiquei por lá até fechar às 17h.

Por que será que os "japas" gostam tanto de tirar foto ? Este grupo estava tendo uma aula de fotografia:

Riquixás abordando turistas na saída do Palácio de Verão:

Vendedor de algo que não consegui identificar...parecia batata com casca !

Fui procurar algum restaurante de comida típica. Achei um que tinha uma cara boa bem perto do albergue. Quando eu entrei, todo mundo (mesmo) olhou pra mim, como se eu fosse um ET !!! Percebi que eu era o único ocidental lá dentro. O cardápio só tinha coisas nojentas, como pés de pato, rins de galinha, cabeças de peixe, intestino de ganso...TUDO CRU !!!!

A mesa tinha um pequeno fogão no meio para manter quente a comida.

Reparei que os chineses todos comem em grupo. Eles acham esquisito pessoas comendo sozinhas.

Consegui encontrar algo "comível" no cardápio: noodles com carne, mas o garçon não soube dizer de que animal era essa carne. Preferi nem saber !!! Até que estava gostoso. Paguei apenas 12 yuans (R$3) !!!

Última volta pela cidade. Fui comprar uns souvernirs na Qian Men Dajie, uma rua de pedestres perto do albergue.

Os restaurantes mais simples tem pratos que raramente passam de 12 yuans (R$3). O problema é que eles não são nada "tourist-friendly". Tudo em ideogramas, nada em inglês. E dificilmente os garçons falam outras línguas que não sejam o chinês. O jeito é partir pra mímica e torcer para não comer algo achando que é outra coisa !!!

Churrasquinho de gato... isso é universal !!!

Uma típica loja de chá, com dezenas de tipos de ervas a venda:

Loja de souvenirs com fachada típica chinesa:

Placa na rua de pedestres indicando uma quantidade inacreditável de proibições. E as pessoas realmente respeitavam, totalmente intimidadas pela vigilância ostensiva da polícia e das câmeras:

Comprei num mercado em frente ao albergue uns biscoitos, pães e sucos, pra comer antes de dormir. O macarrão não tinha matado toda a minha fome. Fui dormir cedo (23h).

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em China Comentários (0)

Dia 23 - Pequim

sunny 22 °C

Madruguei às 6:30. Ainda deu tempo de comprar uma "merenda" no mercado em frente ao albergue.

A van passou pra me buscar no albergue às 7h, rumo a Grande Muralha da China, em Juyongguan, a 65Km de Pequim. Além de mim, a van só levava mais um casal belga e um guia chinês.

O motorista parou no caminho nos arredores da cidade em uma joalheria especializada em lapidação de jade, uma pedra preciosa chinesa. É comum que as excursões contratadas nos hotéis em Pequim façam paradas indesejadas em lojas desse tipo. Não tinha jeito, mesmo pedindo pra não parar, os motoristas param, porque eles ganham comissão. Eu não estava nem um pouco interessado em entrar em joalheria. Perdemos uns 45 minutos lá.

A segunda parada foi num complexo de túmulos dos imperadores da dinastia Ming. Os túmulos eram na verdade palácios semelhantes aos que vi na Cidade Proibida. Não passamos nem meia hora no local.

Em seguida, finalmente chegamos ao nosso destino final: A Grande Muralha da China !!! Uma das grandes maravilhas do mundo, patrimônio mundial da Unesco ! É algo inacreditável !!! Uma imensa muralha com altura média de 7 metros que corta montanhas a perder de vista. É permitido caminhar livremente por cima dos muros, pois são bem largos. O problema é que as montanhas são ingremes, e nesses pontos as escadas são bem extensas e cansativas de subir. Fui subindo o muro até o alto de uma das montanhas. A vista lá de cima era sensacional !!

A Grande Muralha da China começou a ser construída no século 5 A.C para proteger a China dos invasores. Seus vários trechos foram construídos ao longo de aproximadamente 2000 anos, totalizando 8.850 Km ! Entretanto, a muralha se mostrou ineficaz, pois ela foi transposta por invasores mongóis e manchus.

Depois a van nos levou pra almoçar num restaurante bem simples, de comida bem caseira. Não tinha nem cardápio. A única opção era o prato do dia: frango xadrez, arroz, um tipo de cogumelo que nunca vi (muito bom), e tomate. Tudo comendo com palitinho.

Na volta, a van ainda parou em uma fábrica de seda. Já estava de saco cheio de ser levado "a força" para esses lugares. Fiquei esperando do lado de fora. Ainda tinha outra parada numa loja de chá, mas como já estava dentro da cidade, avisei pro motorista parar numa estação de metrô, pois eu ia descer. Falei que não estava interessado em casa de chá. Já bastava o tourist trap do dia anterior !!!

Demorei um bom tempo até chegar de metrô ao centro da cidade. Desci na estação Tian'an Men (Praça da Paz Celestial). Ao lado dela ficava o Parque Zhong Shan:

As muralhas da Cidade Proibida:

O Zhong Hai (Lago Central):

O Parque Bei Hai (Lago Norte, em chinês) foi jardim imperial durante 1000 anos, sendo aberto para o público somente em 1925. Um lago enorme e alguns templos formavam uma paisagem única.

Os pedestres chineses também sofrem com os motoristas mal-educados que estacionam carros de qualquer jeito em cima das calçadas:

Cena comum nas ruas de Pequim: banheiros públicos gratuitos:

Em Pequim, você tem sempre a sensação de que está sendo observado. E realmente está. Se não for observado por soldados do exército ou por policiais, pode ter certeza que tem alguma câmera por perto filmando seus passos. O governo comunista chinês mantém um controle rígido sobre a população. Manifestações políticas ou protestos são reprimidos imediatamente pela polícia.

Tomei um banho no albergue e à noite assisti no Beijing Huguang Guild Hall (a duas quadras do albergue) a uma sessão da Ópera Tradicional de Pequim, exatamente como era no século 19. Muito interessante !! Durou aproximadamente uma hora. Foi uma versão chinesa do "Mulatas do Sargentelli": só tinha gringo no lugar, e talvez o show fosse meio esteriotipado, mas mesmo assim, gostei muito !! Diferente de tudo que eu já vi. Não tem nada de ópera, do jeito que conhecemos no ocidente. É um teatro com diálogos curtos (em chinês), acrobacias, mímicas e efeitos sonoros bem peculiares. Forma um belo visual, com peças que se baseiam na história e literatura chinesa. O fato de não entender os diálogos não prejudicou em nada, pois o principal é o visual e os elementos musicais, que são produzidos por instrumentos pouco conhecidos no ocidente. Há vários tipos de óperas na China, variando muito de região para região.

Gravei uns vídeos imperdíveis:

Comprei meu lanche num mercado perto do albergue.

Fiquei impressionado como os chineses fumam !!! Muito comum ver tabacarias como essa pela cidade:

Meu dinheiro estava acabando. Só tinha 30 yuans, e mais 100 dólares. Meu único cartão não estava mais funcionando pra saque em nenhum caixa eletrônico. Como os bancos já tinham fechado, troquei 40 dólares por yuans com o francês do meu quarto, pois ele estava precisando de dólares pra viajar pro Nepal. Tomei umas cervejas com ele no bar do albergue e fui dormir meia-noite.

Publicado por alexpt 2:00 Arquivado em China Comentários (4)

Dia 22 - Pequim

sunny 24 °C

Acordei tarde, às 11h.

O albergue novo (West Beijing Hostel) ficava no meio de um hutong (travessa com casas tradicionais) muito legal. Várias lojas de comercio popular, pequenas quitandas, mercados e restaurantes. Muita gente passando de bicicleta e riquixá (um triciclo que serve de taxi). Era um mergulho na verdadeira Pequim. O bairro de Sanlitun, onde o outro albergue ficava o outro albergue, era ocidental demais e pouco autêntico.

A fachada do albergue:

O hutong:

Essa cena é muito comum: chineses reunidos na rua jogando weiqi, um jogo tradicional criado na China há mais de 2500 anos.

Suco de romã:

Peguei o metrô para conhecer o Tian Tan (Templo do Céu), que fica na parte sul de Pequim. Ele fica dentro de um parque ENORME, muito bonito.

Chineses jogando altinho com peteca !!

Video que gravei:

Muitos grupos de chineses da terceira idade jogando baralho, cantando em karaokês e dançando:

Video que gravei de um karaokê. Desafinadíssima a chinesa !!

Uma árvore com mais de 500 anos !

O Templo do Céu, utilizado pelo imperador no solstício de inverno para fazer preces por boas colheitas.

Entrada do templo:

Ponte dos Degraus Vermelhos:

Abóbada Imperial do Céu, que tem placas espirituais para os deuses:

O muro que cerca o local tem uma acústica perfeita. É possível escutar o que uma pessoa está cochichando perto do muro a metros de distância.

O belo parque:

O Palácio da Abstinência, onde o imperador durante 3 dias se abstinha de carne, bebidas alcoólicas, música, e mulheres, com o objetivo de se purificar para as cerimônias de sacrifício.

Administração de Música Divina, local onde eram treinados os músicos das cerimônias imperiais de sacrifício.

O Altar Redondo, local utilizado para sacrifícios de animais:

Saí do parque e fui pegar o metrô para o outro lado da cidade.

Video de um cruzamento movimentado em frente a entrada do Templo do Céu. Carros e ônibus disputam espaço com bicicletas e tuk-tuks:

Fui conhecer o Yonghegong (Templo Lama), no norte de Pequim.

Video que gravei com chineses rezando:

Um restaurante tradicional próximo ao templo:

Próximo dali fica o Tempo de Confúcio. Kung-Fu-Tzu (ou Confúcio) foi um pensador Chinês do século 5 A.C. Foi o criador do confucionismo, um sistema filosófico muito importante na civilização chinesa, influenciando-a desde a antiguidade até hoje.

Portal na rua onde fica o Templo de Confúcio:

Cena cada vez mais comum nas ruas de Pequim: restaurantes com cardápios em inglês, para o alívio dos turistas !!

As atrações turísticas de Pequim são todas espalhadas, distantes umas das outras, e muitas vezes de metrô eu demorava 1h pra chegar.

Uma rua residencial próxima ao Templo Lama:

Comi no McDonald's e depois peguei o metrô (mais uma vez, hehe) para conhecer o Parque Olímpico. Fiquei muito impressionado com o que vi. Os chineses montaram uma estrutura incrível para os Jogos de 2008. O parque ocupa uma área enorme, servida por 3 estações de metrô. O famoso Cubo d'Água (Parque Aquático) e o Ninho do Passado (Estadio Olímpico) são construções inacreditáveis. De noite, com iluminação especial, ficam mais bonitos ainda. O local estava lotado de turistas chineses. Nao pude entrar nos estádios pois já tinha passado de 17h, eles já estavam fechados.

Ninho do Pássaro:

Cubo d'Água:

Torre do Parque Olímpico:

A vizinhança do Parque Olímpico, com muitos hotéis e prédios modernos:

De noite, os estádios iluminados:

Cubo d'Água:

Estádio Nacional Indoor:

Ninho do Pássaro:

O Digital Beijing, edifício sede do Centro de Imprensa dos Jogos de 2008. A iluminação do edifício tem a forma de um chip:

Torre do Parque Olímpico:

Voltando para o albergue, me chamou a atenção o nome dessa estação de metrô !!! Simplesmente impronunciável !!!

Tentei achar um restaurante pra jantar, mas não consegui. Todos já tinham fechado. Em Pequim as pessoas jantam muito cedo. Às 22h, os restaurantes fecham. O metrô fecha às 23h, muito cedo para uma cidade do tamanho de Pequim. As ruas neste horário estão desertas. Parece até um toque de recolher informal. Os pequineses dorme cedo. Felizmente encontrei um mercado 24h perto do albergue, onde comprei uns sanduíches, biscoitos e sucos.

No quarto do albergue, fiquei conversando com um Damien, um francês muito gente boa. Ele era meio louco. Estava viajando durante mais de 1 ano. Passou 3 meses na Índia, e estava indo passar 2 meses nas montanhas do Tibete, sem acesso a celular e internet.

Publicado por alexpt 9:08 Arquivado em China Comentários (1)