Dia 21 - Dubrovnik

sunny 26 °C

Bom demais não ter hora pra acordar quinta-feira ! Olhei pro relógio, tava marcando 11:30. Virei pro lado e dei mais uma dormida de 10 minutos :)

Abri a janela, e tava um sol mavilhoso. O céu estava de um azul impressionante. Calor bem agradável de 26 graus. Partiu pra rua !

Foto do quarto:

Vista da janela:

A pousada:

A rua onde fica a pousada, perto do porto da cidade:

Achamos um restaurante na própria rua da pousada, onde comemos uma massa.

Fomos caminhando até a Stari Grad (cidade antiga).

No caminho, passamos por uma rua com que tinha um mirante com uma vista irada para o mar, no alto de um penhasco !

Nas ruas por onde passamos, tudo muito limpo e bem cuidado:

As muralhas da cidade antiga, que fica na beira do mar:

O portão de entrada:

Mapa da cidade antiga:

Pontos de destruição no bombardeio das forças sérvias em 1991:

Uma fonte:

Bandeira croata:

O mais interessante das muralhas é você pode andar sobre elas, dando uma volta completa na cidade antiga !!

Fotos em cima das muralhas:

Dentro da cidade antiga ainda mora muita gente:

Ruinas:

Mais outras fotos em cima das muralhas:

Dubrovnik tem um bondinho que liga a cidade antiga ao alto de uma montanha onde há uma cruz que fica iluminada a noite. Não sei por que isso me pareceu tão familiar....hehehe

A vista lá de cima é algo indescritível ! E com o dia ensolarado, de céu azul profundo, foi melhor ainda ! Agora sim eu entendo bem o que um turista sente quando visita o Rio pela primeira vez e sobe o bondinho do Pão de Açúcar ou o trem do Corcovado ! :)

Descemos de volta para a cidade antiga, onde compramos uns souvenirs. A cidade antiga tem inúmeros becos, com muitas lojas bares e restaurantes:

A rua de pedestres principal da cidade antiga:

Uma parede com marcas de bala. Cicatrizes ainda existentes da guerra de 1991:

Tomando uma cerveja Ožujsko:

Comemos uma pizza, voltamos pra pousada e demos uma descansada.

Mais uma da série "placas esquisitas". Essa é "permitido plantar bananeira aqui, mas utilize apenas o braço esquerdo". hahahahhaha !!!

Algo que me chamou a atenção é que TODOS os estabelecimentos dão nota fiscal informando quanto você está pagando de imposto. Sorveterias, lojas de souvenirs, restaurantes, bares e boates, todos entregam a conta informando o valor do imposto pago. Em nenhum momento precisei informar que queria a nota fiscal, mas sempre recebi, até quando comprei uma simples garrafa d'água numa sorveteria e uns souvenirs baratos numa loja. Nos bares e restaurantes daqui, ninguém recebe aquelas contas feitas à mão, sem registro oficial nenhum, feitas só pra sonegar o imposto. Igualzinho ao Brasil....ehehehe

Outra coisa boa daqui da Croácia é que não são cobrados 10% na conta, e ninguém dá gorjeta ! Nos EUA isso é um saco, tem que dar gorjeta nos bares e até pros taxistas !

De noite, comemos um kebab (outro !! haahha) perto da pousada e partimos pra night na Fuego Club, perto da cidade antiga. Entrada 40 kunas (R$12) e cerveja long neck por 22 kunas (R$6,80). Acho que a galera aqui não se importa em beber cerveja quente. Pedi uma Ožujsko e veio bem gelada, mas quando pedi outra (Staropramen), estava totalmente quente !! O DJ era muito bom e o lugar era legal, mas tinha uns 80% de homem, e como era permitido fumar dentro (assim como era na Rússia), o cheiro de cigarro era insuportável (acho que todo mundo fumava, menos a gente !!). Enfim, lugar errado ! A night não bombou, foi bem mais ou menos ! Voltamos às 3h da manhã pra pousada.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (3)

Dia 20 - Hvar - Dubrovnik

sunny 27 °C

Acordamos às 10h. Mais um dia de sol maravilhoso em Hvar ! Fiquei bem arrependido de passar só duas noites no paraíso ! Queria ficar pelo menos uma semana ! Ficou um gosto de quero mais....

O funcionário do hotel nos levou de carro de volta pro porto, onde compramos a passagem do catamarã de volta para Split. Custou 47 kunas (R$14,50).

Comemos um čevapi, que é um kebab ao estilo croata, com pedaços de carne de carneiro no formato de kibe. Paguei 30 kunas (R$9) , meio caro, mas o sanduba era gigante, valeu como uma refeição !

Suco de laranja vermelha (grapefruit ??)

Uma coisa muito boa aqui da Croácia é que TODO MUNDO fala inglês, desde o vendedor de kebab até o motorista de ônibus !

Mais uma da série "placas esquisitas". Essa é "Cuidado com o maníaco da mão preta" ehehheh

Última foto em Hvar, do lado do catamarã, com a camisa que comprei da seleção da Croácia !!

A travessia de catamarã até Split durou 1h.

Nosso ônibus para Dubrovnik:

O ônibus saiu às 16h e a viagem de 215 Km durou 4:30h, percorrendo uma estrada sinuosa acompanhando o litoral montanhoso da Dalmácia. As paisagens eram sensacionais, lembrando muito a Highway 1 que corta o litoral da California, ou a Rio-Santos.

Passando por bairros residenciais de Split:

Paisagem sensacional durante o trajeto:

O ônibus fez paradas em algumas pequenas cidades à beira-mar, e também passou por um trecho do território da Bósnia. Isso porque a Bósnia tem um pequeno trecho de cerca de 5Km do litoral do Mar Adriático, mas continuando mais ao sul, volta a ser território da Croácia. Confuso ?? É como se a Bósnia fosse Minas Gerais, mas com um "corredor" ligando seu território ao mar num ponto qualquer do estado do Rio ou do Espírito Santo. Muito louco ! O ônibus parou na fronteira, e subiu um guarda falando alguma coisa em bósnio e olhando atentamente pra cara de cada passageiro. Quando ele olhou pra mim, pediu pra olhar meu passaporte e foi embora sem falar nada. Detalhe que ele não olhou o passaporte de mais ninguém !! Será que tenho cara de terrorista ? hahahhaha

No pequeno litoral da Bósnia fica a cidade de Neum:

O ônibus fez uma rápida parada numa lanchonete de Neum:

Depois de percorrer uns 2 Km, mais outro controle de fronteira, agora para entrar novamente na Croácia. Subiu o guarda croata, ficou olhando pra todos os passageiros sem falar nada, e adivinhem....pediu o passaporte só pra mim !! Acho que é porque não tinha feito a barba de manhã...heheheheh

Chegamos em Dubrovnik quando já tinha anoitecido. Tinha um monte de velhinhas oferecendo hospedagem na rodoviária. A pousada (Bokum Guesthouse) fica próxima a rodoviária, então deu pra ir andando.

Não gostei muito dessa pousada. Achei meio caro para o que é. Pagamos 200 kunas a diária (por pessoa) = R$63, ou seja, quase o dobro que pagamos em Hvar (110 kunas), e a pousada de Hvar era muuuito melhor ! Essa não tem ar (ventilador de teto), não tem frigobar, nem cozinha, e o quarto é bem menor. As pousada em Dubrovnik são mais caras. Tem umas mais baratas, mas ficam muito distantes da Stari Grad (cidade antiga), ficaria complicado o deslocamento. Essa pousada que pegamos, pelo menos, tem tudo mais ou menos perto e dá pra ir andando.

Comemos um kebab (outro !!!) perto do albergue e caminhamos rumo a cidade antiga.

Dubrovnik, no extremo sul da Croácia, fica no litoral do Mar Adriático, bem próximo a fronteira com Montenegro, e é um dos principais destinos turísticos do país. A cidade foi fundada por romanos no século 8, e do século 14 até o século 19 foi uma cidade-república independente. A principal atração é a cidade antiga, patrimônio mundial da Unesco, toda cercada por muralhas medievais. Em 1991, a cidade antiga sofreu sérios danos por causa dos bombardeios sérvios durante a guerra da Bósnia. Nada justifica tamanha estupidez. Depois do fim da guerra em 1995, iniciou-se um minucioso trabalho de restauração que apagou as sequelas da guerra, devolvendo o antigo esplendor da cidade antiga.

Fotos da cidade antiga à noite:

Os dois lugares que eu tinha visto no Lonely Planet e na internet que bombam a noite estavam fechados, talvez por ser quarta-feira e não ser alta temporada. Só achamos um bar bem mais ou menos na cidade antiga. Tomamos umas cervejas nesse bar só pra não deixar passar em branco, e voltamos pra pousada 1h da manhã.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (1)

Dia 19 - Hvar

Acordamos às 11h.

Fomos almoçar num restaurante em frente ao porto. Comi um frango grelhado com recheio, bem mais ou menos, e acabou saido meio caro (70 kunas = R$22)

Dando uma volta pelo calçadão:

Um hotel maneiro:

Umas meninas pediram em inglês pra gente tirar foto delas no calçadão, e descobriram que somos brasileiros por causa das camisas que usávamos. Era a Maysa, a Lorena e a Mayra, três brasileiras super gente boa que moram em Lisboa e que também estão viajando pelo Leste Europeu.

Fizemos um passeio de lancha com elas para a ilha de Pakleni, onde fica a praia de Palmežana.

O porto da ilha:

Tomando uma cerveja Karlovačko:

A praia de pedras:

Vídeo que gravei com as meninas:

Ficamos por lá tomando umas cervejas até 19h, quando voltamos pra Hvar.

Andando pelo calçadão, vimos esse iate enorme, sinistraço, de 3 andares !!! Deve ser maior que o meu apartamento :) Tem até uma mini-garagem para uma lancha menor e um jet-ski.

Fomos com as meninas no Hula Hula, um bar na beira da praia pra onde a galera da ilha vai pra assistir o pôr-do-sol:

De noite, comemos uma pizza (50 kunas = R$15). As pizzas na Croácia são muito boas, talvez pela proximidade com a Itália. E são servidas da mesma forma que as pizzas italianas: são de tamanho único (equivalente a pizza média brasileira), uma para cada pessoa. Ninguém pede pizza para dividir com outras pessoas. E também não tem essa história de pedir metade um sabor, metade outro sabor. E esquece os sabores doces ou outras invenções brasileiras, como frango com catupiry, calabresa e portuguesa. Mas vamos combinar que nós aprimoramos o que os italianos inventaram, ehheheheh.

Fomos com as meninas no Kiva Bar e no bar ao lado que esqueci o nome.

A gringalhada é boa de copo por aqui, e fica doidaraaaaça na pista ! Muito engraçado ! Toda hora era gringo caindo no chão (inclusive mulheres), subindo nas mesas pra dançar, e tinha até gente subindo nos ombros dos outros !!

Uma pena que a noite aqui acaba cedo, por volta das 2h da manhã !

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Croácia Comentários (0)

Dia 18 - Split - Hvar

sunny 26 °C

Acordamos às 10h. No quarto, conhecemos dois finlandeses que tinha acabado de chegar.

Compramos a passagem do catamarã para a ilha de Hvar, e comemos numa lanchonete.

A vista do porto de Split:

O catamarã que pegamos:

A viagem até Hvar durou 1h.

Hvar é uma dos principais destinos turísticos da Croácia, assim como Dubrovnik. É famoso por ser o lugar mais ensolarado do país, por ter uma vida noturna intensa (não é a tôa que é chamada de "Nova Ibiza") e fica lotada de turistas nos meses de julho e agosto. Os meses de junho e setembro são melhores por terem hospedagem mais barata, e a ilha fica menos lotada e menos quente.

Se estiver viajando em grupo de 2 ou mais pessoas, não vale a pena ficar em albergue em Hvar, pois a ilha tem ótimas pousadas com preços camaradas, pelo menos fora dos meses de altíssima temporada de julho e agosto. Pagamos apenas 200 kunas a diária (100 kunas por pessoa = R$30 !!!) na pousada que escolhemos (Villa Marija), o mesmo valor que pagamos pra ficar num quarto com mais 4 pessoas no albergue em Split ! Uma verdadeira pechincha !

A ilha de Hvar é enorme, mas tudo fica concentrado em apenas um lugar conhecido como "Hvar town", a vila onde fica o porto e inúmeras pousadas, bares e restaurantes. No alto de uma montanha atrás da vila, uma fortaleza construída pelos venezianos na idade média.

Na reserva que recebi por email, as indicações de como encontrar a pousada eram meio complicadas. Parecia um "mapa do tesouro", com indicações do tipo "subir escadaria depois dos pinheiros". A própria reserva aconselhava ligar para a pousada para alguém ir te buscar de carro no porto. Ligação internacional de celular é um abusurdo de caro, e não estava achando nenhum "cyber café" para ligar via skype. Não tive alternativa: liguei para a pousada, mas deu uma mensagem em croata e inglês de que não era possível completar a ligação. Foi quando apareceu uma mulher croata pergunando se a gente precisava de ajuda para encontrar nossa pousada, pois a cena de turistas perdidos no porto é muito comum. Quando falei que procurava a Villa Marija, ela disse que é a própria Marija, a dona ! Muita coincidência !!!

Ela nos levou de carro para a pousada, que fica no alto de um morro, junto com várias outras pousadas e casas de veraneio. Bem gente boa a Marija. Nos deu um drink de boas-vindas, um mapa com dicas de lugares legais e uns panfletos de descontos para restaurantes. Se a gente decidisse subir o morro por conta própria com 20kg de bagagem nas costas, acho que desistiríamos na metade do caminho !!! hehehe

Achei a pousada muito show de bola para o preço ! Acho que nunca conseguiria algo por preço tão baixo no Brasil, principalmente num lugar turístico !! O quarto tinha até cozinha !

Fotos do quarto:

Varanda:

Vista da varanda:

Tomamos uma ducha e descemos de novo pro porto pra procurar algum lugar pra almoçar.

Uma pequena praia de pedras com águas cristalinas:

O calçadão:

A praça principal em frente ao porto:

A fortaleza veneziana:

Bandeira croata:

Uma viela com lojas de souvenirs:

Almoçamos num restaurante muito barato em frente ao porto. Comi um spaghetti por 45 kunas (R$14) e tomei um chope de 500ml por 15 kunas (R$4,50) !!

Voltamos pra pousada pra tirar um cochilo, pois a noite prometia !!!

Descemos de volta pro porto ãs 22h pra comer algo. Comemos numa pizzaria. comi um calzone enorme, que saiu por 58 kunas (R$18).

Achei Hvar sensacional ! Um pedaço de paraíso !!! Já estou arrependido de passar apenas 2 noites aqui !

Aida não vimos nenhum sinal de pobreza na Croácia ! Em todas as cidades por onde passamos nessa viagem vimos mendigos e alguém pediu dinheiro pra gente, menos em Split e Hvar !

A fortaleza veneziana à noite:

A night foi no Kiva Bar, que estava bombando !!! Cerveja croata Ozujsko long neck por 20 kunas (R$6,20). O DJ só tocava musica maneira...tocou de tudo, de AC/DC a Michael Jackson, de Lady Gaga a Men at Work !! No final, a atendente do bar tava liberando cerveja de graça pra mim !! "Gift from the house ! "dizia ela. Gostei disso, ehehhehehe !!

O bar fechou às 2h da manhã e voltamos pra pousada.

Publicado por alexpt 5:00 Arquivado em Croácia Comentários (4)

Dia 17 - Split

sunny 27 °C

Domingo de sol e calor (27 graus).

Dormi muito !!! Ar gelando, cama confortável....Estava precisando muito disso ! Só levantei ao meio-dia.

Quarto do albergue:

Vista da janela:

Entrada do nosso quarto:

A frente da casa, que tem 200 anos, no estilo arquitetonico típico daqui da Croácia:

Ruas próximas ao albergue:

Comemos um čevapi, que é o kebab ao estilo croata. Muito bom ! Custou 20 kunas (R$6).

Nestea de framboesa com blueberry:

Região portuária:

Barcos que fazem a travessia para as ilhas do Mar Adriático e para a Itália:

Calçadão:

Prédio com a bandeira da Croácia:

A principal atração da cidade é o Palácio de Dioclesiano, imperador romano do século III. É uma das construções romanas mais bem preservadas. Após ser abandonado pelos romanos, o palácio foi modificado ao longo dos séculos, casas foram construídas dentro das muralhas, e pouco restou da construção original. Hoje, na prática, o que se chama de Palácio de Dioclesiano é um pequeno bairro cercado pelas muralhas, e com algumas construções da época, como uma igreja.

Praça principal:

Bar onde fomos ontem e já estava fechando:

Uma das entradas do Palácio:

Frente do palácio, já descaracterizada com outras construções mais novas:

Ruínas:

Como o palácio era originalmente:

Subsolo do palácio:

Sentamos num bar em frente ao calçadão e tomamos umas cervejas croatas. Uma cerveja de 330ml saiu por 15 kunas, o equivalente a R$4,50.

Depois comemos uma pizza e voltamos pro albergue.

No quarto, conhecemos uma canadense gente finísima e um alemão.

Começou a chover, e desanimamos de sair, pois se a noite de sábado já foi fraca, imagina a de domingo com chuva !

Publicado por alexpt 5:00 Arquivado em Croácia Comentários (1)

(Textos 71 - 75 de 270) « Página .. 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20 .. »