Um blog do Travellerspoint

Dia 33 - Riga - Tallinn

overcast 20 °C

Acordei às 11h e tomei meu café da manhã numa lanchonete perto do albergue.

Fui no Mercado Central, que ocupa vários hangares de zepelins desativados, a época da 2a Guerra. É o maior mercado público da Europa, onde vende-se de tudo, de flores a carnes, de vinhos a souvenirs.

DSC06398.jpg
DSC06407.jpg

Comida típica letã:

DSC06399.jpg

Uns queijos diferentes:

DSC06400.jpg

Show de música tradicional letã, em frente ao mercado:

DSC06401.jpg

Sanfoneiro letão:

DSC06408.jpg

Dança tradicional letã:

DSC06410.jpg

Vídeo com a dança letã:

Feira livre do lado de fora do mercado:

DSC06409.jpg

Cena bem familiar: uma van fazendo transporte de passageiros:

DSC06397.jpg

Um parque:

DSC06413.jpg

Propaganda em alfabeto cirílico (russo). Grande parte da população da Letônia fala russo, e em Riga há mais habitantes russos que letãos:

7DSC06414.jpg

Palácio presidencial:

DSC06419.jpg

Outro show de música tradicional letã:

DSC06421.jpg

Comi um kebab num shopping, fui no albergue buscar minha mochila, e peguei o ônibus para Tallinn (capital da Estônia) às 18:30. A viagem durou 4:30h.

Os países do Báltico são totalmente planos. A estrada não passou por nenhuma elevação.

Durante o trajeto, pequenas fazendas e florestas de clima temperado, com árvores enormes:

DSC06437.jpg

Na fronteira com a Estônia, o ônibus parou e entraram dois policiais estonianos. Pediram o passaporte só pra mim e pra dois passageiros com cara de indiano. A policial perguntou pra onde eu ia, e respondi o nome do albergue. Só faltava essa, interrogatório pra entrar na Estônia ! Ela só disse "OK" e devolveu o passaporte. Achei estranho ter controle de passaporte para entrar na Estônia, pois os países do Báltico fazem parte do Tratado de Schengen, e o trânsito de pessoas entre estes países é livre.

Cheguei em Tallinn às 23h. Muito frio (15 graus) e ainda estava claro !!!

DSC06438.jpg

Fui tirar dinheiro num caixa automático, e a primeira surpresa: a Estônia já adotou o euro como moeda ! Não sabia !!

A rodoviária fica afastada do Centro Antigo, onde fica o albergue (Tallinn Backpackers Hostel). Não passava nenhum ônibus. Muito contrariado, tive que pegar um taxi, e já estava preparado para se enganado mais uma vez.

O motorista me pareceu bem honesto, e rodou com o taxímetro ligado. Não me pareceu que ele deu "volta". A corrida deu apenas 6 euros !!

O recepcionista do albergue falava um inglês sinistro de entender. Devia ser escocês ou irlandês. Eu tive que pedir pra ele repetir toda hora o que ele falava, e mesmo assim algumas coisas não consegui entender.

No meu quarto tem um casal (sei lá de onde) que não deu muita conversa, e um outro gringo mal humorado, que nem respondeu quando falei "hi". Essa viagem, no quesito "galera do quarto" está sendo a pior de todas. Nos outros anos sempre conheci gente legal, e dessa vez foram poucos os lugares onde isso aconteceu.

Achei o quarto desse albergue muito ruim, de longe o pior da viagem. Tem 3 beliches, mas é muito pequeno para tanta gente. O quarto do albergue onde fiquei em Riga tinha o dobro do tamanho, e também tinha 3 beliches. Tudo tem seu preço. Estou pagando apenas 14 euros por noite aqui. Pelo menos o banheiro do quarto é bom, parece de hotel 3 estrelas.

Fui dormir 1h da manhã.

Publicado por alexpt 5:00 Arquivado em Letónia

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Comentários

A polícia pode verificar passaportes mesmo com o Tratado Schengen, o que caiu foi o controle ordinário, sistemático, da mesma forma que a polícia pode me pdir documentos a hora que bem entender. No seu caso parece que foi racismo, pela sua narrativa dos fatos.

Há uma cidade belga, na fronteira da França, na qual os guardas flamengos param todo carro oriundo da França. Porque os flamengos detestam os valões, de língua francesa.

Ou porque flamenguista é jogo ruim, mesmo, rs....

por Enaldops

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint