Um blog do Travellerspoint

Dia 13 - San Pedro de Atacama

sunny 20 °C

Conhecemos no albergue duas paulistas, e fomos todos juntos conhecer o Salar del Atacama, que fica a 55 Km de San Pedro. O lugar é impressionante. Kilometros e kilometros de pedras de sal indo até o horizonte, com pequenos lagos cheios de flamingos. A paisagem é única, de um branco intenso contrastando com o azul do céu.

DSC00417.jpg
DSC00419.jpg
DSC00427.jpg

Esta região era imenso lago de águas salgadas, que secou com mudanças climaticas que aconteceram há cerca de 13 mil anos, e por isso o sal ficou depositado nesta região. Depois fomos conhecer as Lagunas Altiplanicas, que ficam a impressionantes 4500m de altitude. Estas lagoas são formadas a partir do degelo da neve da cordilheira. A paisagem formada pelas águas azul turqueza das lagoas aos pés dos vulcões da Cordilheira dos Andes, no meio do deserto, é uma das mais bonitas que já vi na minha vida. Era algo surreal. Os olhos custavam a acreditar no que estavam vendo.

DSC00429.jpg
DSC00430.jpg
DSC00431.jpg
DSC00432.jpg
DSC00434.jpg
DSC00435.jpg

No caminho de volta, paramos num pequeno vilarejo chamado Tacanao. Estávamos com um grupo de chilenos na van, e o guia nos levou pra uma casa rústica, onde cozinheiras da própria região prepararam o almoço, que foi delicioso. Depois fomos conhecer um pouco mais do vilarejo, onde ele mostrou o sistema de irrigação que o governo chileno implantou no local, e também uma loja de souvenirs, onde tiramos foto com umas lhamas.

DSC00441.jpg

O vilarejo era bem rústico, seus habitantes eram pessoas simples, mas não se via miséria. Não vi sofrimento naqueles rostos com traços indigenas. Vc percebia que as pessoas viviam com dignidade, ao contrário do que acontece no sertão nordestino. Voltamos pro albergue e fomos dormir cedo, pois no dia seguinte teriamos que acordar as 4:30 da manhã para outro passeio.

Publicado por alexpt 19:00 Arquivado em Chile

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint