Um blog do Travellerspoint

Dia 9 - Oslo - Bergen

sunny 20 °C

Acordei às 10h. O sol apareceu, e estava fazendo incríveis 20 graus !

O Novello preferiu ficar dormindo, e eu aproveitei para conhecer o Vigelandsparken, um dos locais mais visitados de Oslo.

Fui caminhando até lá, passando pelo Slottsparken (os jardins do Palácio Real).

Algumas ruas residenciais do bairro de Uranienborg-Majorstuen:

Europa_2008_271.jpg
Europa_2008_273.jpg

O Vestkanttorvet, tradicional mercado de antiguidades de Oslo, funcionando todos os sábados:

Europa_2008_276.jpg

Este é o Vigelandsparken, famoso pelas esculturas de Gustav Vigeland. As esculturas são de homens e mulheres com seus corpos entrelaçados. A escultura mais conhecida é um obelisco de 17m com 121 figuras humanas entrelaçadas, representando o ciclo da vida.

Europa_2008_277.jpg
Europa_2008_279.jpg
Europa_2008_280.jpg
Europa_2008_281.jpg
Europa_2008_282.jpg
Europa_2008_283.jpg
Europa_2008_284.jpg

Já passava de meio-dia. Peguei o metrô de volta para o albergue. O Novello estava me esperando na recepção, pois já tinha passado da hora de checkout.

Nosso trem para Bergen partia às 16h. Fomos para a estação comer algo e dar uma olhada nos emails num cyber café. O Novello aproveitou para ligar pra empresa sueca de trens para ver se localizaram a pasta dele com as passagens. A atendente disse que sim, e então o Novello pediu que a pasta fosse enviada para o endereço do albergue em Tromsø, para onde iríamos depois de Bergen.

Embarcamos no trem. Foram 6 horas e meia de viagem, e foi sensacional !!! Esse trajeto é um dos mais bonitos do mundo, recomendado em vários guias de viagem. O trem sobe até 1200 m de altitude, passa por dezenas de túneis, vilarejos, fjords, e os pontos mais altos tem muita neve e lagos congelados, mesmo no verão.

No começo, vilarejos com casas de madeira, lagos e montanhas:

Europa_2008_289.jpg
Europa_2008_293.jpg
Europa_2008_295.jpg
Europa_2008_298.jpg

Pouco a pouco, a medida que o trem vai subindo, a neve começa a aparecer:

Europa_2008_301.jpg
Europa_2008_307.jpg
Europa_2008_311.jpg
Europa_2008_312.jpg
Europa_2008_313.jpg

Esta é a estação mais alta (Finse), a 1200m de altitude. Lago congelado, neve e muito frio. Isso no verão !!!

Europa_2008_315.jpg

Um vídeo que gravei quando estávamos chegando a Finse:

Chegamos em Bergen as 22:30. Muito frio (12 graus) e uma chuva fina. Ainda estava claro.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, com 250 mil habitantes. Fica na costa oeste do país, região de muitos fjords. É a cidade mais chuvosa da Europa. Lá chove em média 235 dias por ano. Entre outubro de 2006 e janeiro de 2007 choveu durante 85 dias seguidos. Já pensou morar num lugar assim ???

Estação de trem de Bergen:

CIMG0875.jpg

Conhecemos um cara de Curitiba bem gente boa no trem, e descobrimos que ele ia ficar no mesmo albergue que a gente (Dorm.no Hostel). Rodamos um tempo até conseguir encontrar a rua do albergue. Fizemos o checkin. Nosso quarto ficava num anexo do albergue que ficava a uma quadra da recepção, numa rua de pedestres. O anexo era uma simpática cada de madeira de 2 andares. O quarto (com 6 beliches) ficava no andar de cima, e em baixo tinha uma sala com TV e cozinha. Um banheiro em cada andar.

Foto da entrada do albergue:

CIMG0880.jpg

Tomamos um banho e saímos nós 3 pra comer no McDonald's, que também ficava numa casa de madeira ! Aliás, todas as construções da cidade eram de madeira. Achei a cidade MUITO bonita !!!

CIMG0876.jpg

Como era um sábado, as ruas estavam movimentadas, cheias de gente. Os bares, pubs, boates e restaurantes estavam cheios. Fomos primeiro ver uma banda de rock que estava tocando numa galeria do Bergen Kunstmuseum (Museu de Arte de Bergen). Tomamos uma cerveja lá, e quando o show terminou, fomos procurar outro lugar. Entramos primeiro num pub, que estava bem cheio. Ficava todo mundo em pé no balcão. Tomamos uma cerveja lá (60 coroas norueguesas = 20 reais....!!!). Estava ruim, muito homem. Fomos pra um bar/boate que tocava reggae, e ficamos lá tipo meia hora. Partimos então para outro bar que tocava rock no porão. Era uma galera meio alternativa. Mulherada meio esquisita. Deu 3 da manhã e virou todo mundo abóbora. Achei meio fraca a noite lá, como em Oslo. Não tivemos muita sorte nas nights que fizemos na Noruega. Na Suécia tinha sido bem melhor.

Voltando pro albergue, vimos essa figurinha muuuuuito louca passando sozinha na rua, com um porquinho na cabeça.

CIMG0881.jpg

Na Noruega é muito comum ver gente de todas as idades caindo de bêbada pelas ruas. O consumo excessivo de álcool virou questão de saúde pública lá, e por isso o governo tenta ao máximo dificultar o consumo. A venda de cerveja nos supermercados só é permitida até 18h. Bebidas destiladas só são vendidas nos Vinmonopolet (lojas que são propriedade do governo). Não são vendidas em nenhum outro lugar. Os impostos sobre bebidas alcoólicas são altíssimos, e por isso os preços são bem salgados, mesmo para os noruegueses (imagina para nós, que ganhamos em reais !!). O índice de alcoolismo e suicídio na Escandinávia são altíssimos. Apesar do alto padrão de vida, realmente não deve ser moleza viver num lugar tão frio e tão chuvoso.

Publicado por alexpt 14:00 Arquivado em Noruega

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint