Um blog do Travellerspoint

Dia 7 - Ios - Santorini

sunny 31 °C

Acordamos cedo. Pegamos o catamarã para a ilha de Santorini às 10h.

Foto que tirei quando o catamarã deixava Ios:

Europa_2007_147.jpg

A viagem demorou cerca de 1h. A paisagem na chegada a Santorini era surreal. O azul profundo do mar e do céu contrastava com o branco das casas no alto das falésias enormes. Um lugar único !

Europa_2007_148.jpg
Europa_2007_150.jpg

Santorini (também conhecida como Thira) é o resultado de uma intensa atividade vulcânica que têm acontecido desde a antiguidade. A ilha era redonda, mas no ano 1650 A.C. uma das maiores erupções de que se tem notícia fez com que o centro da ilha afundasse, produzindo uma caldeira que foi rapidamente tomada pelas águas do mar. O resultado é que a parte oeste da ilha é formada por falésias altíssimas. Várias outras erupções violentas ocorreram posteriormente (a última foi no século 16) produzindo pequenas ilhas.

Os primeiros habitantes de Santorini foram os Minóicos, uma civilização tão antiga como a dos faraós do antigo Egito (inicio por volta de 3000 A.C), ou seja, muito mais antiga que o Império Romano. A erupção de 1650 A.C contribuiu para o fim desta civilização. O sítio arqueológico de Akrotiri, no sul da ilha, é o que restou da Civilização Minóica.

Ao desembarcar, pegamos um ônibus que nos levou até o centro de Firá, a vila principal da ilha, que fica no alto da falésia.

A Pousada de nome complicado (Kykladonisia) ficava bem no centro da vila. Muito barata a diária, custou apenas 30 euros por pessoa em quarto duplo (com ar e banheiro interno). A pousada tinha ainda piscina.

Europa_2007_184.jpg
Europa_2007_178.jpg

Esta era a vista do terraço:

Europa_2007_154.jpg
Europa_2007_155.jpg

A vila de Firá é muito bonita. Muitos bares, restaurantes e lojas de souvenirs.

Europa_2007_157.jpg
Europa_2007_160.jpg

A vista na vila de Firá. Dá para ver como a falésia é alta. Santorini é uma rota popular para os cruzeiros no verão. Na foto dá para ver também a ilha de Thirasia:

Europa_2007_159.jpg

Paisagem estonteante !!!

Europa_2007_162.jpg
Europa_2007_167.jpg
Europa_2007_173.jpg

Dava para descer de bondinho para este pequeno porto:

Europa_2007_171.jpg

Na vila de Firá não tem praia, pois fica no alto das falésias. As praias ficam do outro lado da ilha, e é preciso ir de ônibus. Pegamos um para ir até a praia de Perivolos, que tem areia preta (vulcânica) e muito topless !!! Que maravilha !!! Essa moda bem que podia pegar aqui no Brasil, hehe !

Europa_2007_180.jpg

Após alguns dias na Grécia, já comecei a perceber que o português tem muitas palavras de origem grega, como porta (igual a português), paralia (praia), micro (pequeno), megalo (grande), exodos (saída), stassi (estação), e os números (1=ena, 2=dío, 3=trio, 4=téssera, 5=pende, 6=exí, 7=hepta, 8=octo, 9=enea, 10=deca)

Comemos uma Moussaka num restaurante ao lado da pousada (custou só 6 euros !!!), e a noite fomos numa boate de nome obsceno em português, quando proununciado em inglês (Koo), hehe ! Estava bombando !!! Só gatas !!!! A noitada lá só termina quando as 6h, quando o sol nasce !!! Uma coisa que gostamos em Santorini é que a noite tem mais gente acima de 25 anos, e as boates são bem melhores, mais estruturadas, em comparação com Ios.

Publicado por alexpt 15:00 Arquivado em Grécia

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint